Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15006
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Influência do amortecimento via circuitos elétricos shunt sobre o comportamento dinâmico e aeroelástico de painéis planos
Autor(es): Leão, Leandro de Souza
Primeiro orientador: Lima, Antônio Marcos Gonçalves de
Primeiro coorientador: Donadon, Maurício Vicente
Primeiro membro da banca: Santos, Marcelo Braga dos
Segundo membro da banca: Nuñez, Israel Jorge Cárdenas
Terceiro membro da banca: Borges, Romes Antonio
Resumo: A estabilidade dinâmica e aeroelástica para estruturas aeronáuticas é de fundamental importância nos projetos de engenharia. Para que estas sejam capazes de realizar suas tarefas com êxito, confiabilidade e segurança, devem-se conhecer, a priori, as repostas que se podem esperar destes sistemas. Com os objetivos de engenharia cada dia mais ousados, redução de peso e do nível de vibrações, sem perda de eficiência, são fontes inesgotáveis de trabalho e pesquisa. Neste intuito, encaixam-se as estruturas compostas, que combinam mais de um material, a fim de se obter um novo material, mais leve e com melhores propriedades mecânicas. Como estruturas leves tendem a ser flexíveis, é necessário que haja, no próprio material, um dissipador de energia, cuja função seja a de conferir estabilidade dinâmica e aeroelástica ao sistema. Neste sentido, as estruturas inteligentes, que respondem de maneira previsível a estímulos externos de natureza variável, se apresentam como uma excelente alternativa, sendo capazes de estabilizar de maneira satisfatória estas novas estruturas. Este trabalho de mestrado visa propor estruturas aeronáuticas, como painéis e seções típicas de asa, que sejam capazes de combinar baixo peso, boas propriedades mecânicas, além de apresentar boa estabilidade dinâmica e aeroelástica, sem requerer fonte externa de energia para realizar seu controle. Para isto, esta pesquisa propõe a utilização de circuitos elétricos shunt ressonantes, multimodais, associados em série com a pastilha piezelétrica. Esta forma de controle é uma forma passiva e apresenta como vantagens sua simplicidade, confiabilidade e baixo custo.
Abstract: Dynamic and aeroelastic stabilities of aeronautical structures have a fundamental importance in engineering design. One must know, a priori, the answers for being expected from these systems, so that they are able to perform their tasks with success, reliability and safety. With increasing engineering challenges, weight reduction and smaller level of vibrations, without loss of efficiency, represent an inexhaustible source of work and research. For this purpose, composite structures, which combine more than one material in order to obtain a new one, figure as an excellent alternative, because they are lighter and possess better mechanical properties. It is known that light structures tend to be flexible, which may lead to static and dynamic instabilities. In order to avoid or suppress these instabilities there is clear need of proposing engineering solutions to design structures with the ability of dissipating energy and stabilizing itself when subjected to external perturbations, particularly in the aerospace sector, where efficiency at low weight is crucial. In this sense, smart structures, are presented as an excellent alternative, being able to stabilize satisfactorily these new structures. This master\'s work aims at proposing smart aircraft structures, such as panels and wing typical sections, which are able to combine low weight, good mechanical properties, besides presenting enhanced dynamic and aeroelastic behaviors, without requiring external power source of energy to carry out their control. So that, this research proposes the use of multimodal electrical resonant shunt circuits, combined in series topology with the piezoelectric patch. This represents a passive form of control and has the advantages of being very simple, reliable with low cost.
Palavras-chave: Circuitos elétricos shunt
Materiais compostos
Aeroelasticidade
Controle passivo
Não linearidades
Electrical shunt circuits
Composite materials
Aeroelasticity
Passive control
Non-linearities
Circuitos elétricos
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Referência: LEÃO, Leandro de Souza. Influência do amortecimento via circuitos elétricos shunt sobre o comportamento dinâmico e aeroelástico de painéis planos. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.461
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.461
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15006
Data de defesa: 10-Set-2015
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