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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15006
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Influência do amortecimento via circuitos elétricos shunt sobre o comportamento dinâmico e aeroelástico de painéis planos |
Author: | Leão, Leandro de Souza |
First Advisor: | Lima, Antônio Marcos Gonçalves de |
First coorientator: | Donadon, Maurício Vicente |
First member of the Committee: | Santos, Marcelo Braga dos |
Second member of the Committee: | Nuñez, Israel Jorge Cárdenas |
Third member of the Committee: | Borges, Romes Antonio |
Summary: | A estabilidade dinâmica e aeroelástica para estruturas aeronáuticas é de fundamental importância nos projetos de engenharia. Para que estas sejam capazes de realizar suas tarefas com êxito, confiabilidade e segurança, devem-se conhecer, a priori, as repostas que se podem esperar destes sistemas. Com os objetivos de engenharia cada dia mais ousados, redução de peso e do nível de vibrações, sem perda de eficiência, são fontes inesgotáveis de trabalho e pesquisa. Neste intuito, encaixam-se as estruturas compostas, que combinam mais de um material, a fim de se obter um novo material, mais leve e com melhores propriedades mecânicas. Como estruturas leves tendem a ser flexíveis, é necessário que haja, no próprio material, um dissipador de energia, cuja função seja a de conferir estabilidade dinâmica e aeroelástica ao sistema. Neste sentido, as estruturas inteligentes, que respondem de maneira previsível a estímulos externos de natureza variável, se apresentam como uma excelente alternativa, sendo capazes de estabilizar de maneira satisfatória estas novas estruturas. Este trabalho de mestrado visa propor estruturas aeronáuticas, como painéis e seções típicas de asa, que sejam capazes de combinar baixo peso, boas propriedades mecânicas, além de apresentar boa estabilidade dinâmica e aeroelástica, sem requerer fonte externa de energia para realizar seu controle. Para isto, esta pesquisa propõe a utilização de circuitos elétricos shunt ressonantes, multimodais, associados em série com a pastilha piezelétrica. Esta forma de controle é uma forma passiva e apresenta como vantagens sua simplicidade, confiabilidade e baixo custo. |
Abstract: | Dynamic and aeroelastic stabilities of aeronautical structures have a fundamental importance in engineering design. One must know, a priori, the answers for being expected from these systems, so that they are able to perform their tasks with success, reliability and safety. With increasing engineering challenges, weight reduction and smaller level of vibrations, without loss of efficiency, represent an inexhaustible source of work and research. For this purpose, composite structures, which combine more than one material in order to obtain a new one, figure as an excellent alternative, because they are lighter and possess better mechanical properties. It is known that light structures tend to be flexible, which may lead to static and dynamic instabilities. In order to avoid or suppress these instabilities there is clear need of proposing engineering solutions to design structures with the ability of dissipating energy and stabilizing itself when subjected to external perturbations, particularly in the aerospace sector, where efficiency at low weight is crucial. In this sense, smart structures, are presented as an excellent alternative, being able to stabilize satisfactorily these new structures. This master\'s work aims at proposing smart aircraft structures, such as panels and wing typical sections, which are able to combine low weight, good mechanical properties, besides presenting enhanced dynamic and aeroelastic behaviors, without requiring external power source of energy to carry out their control. So that, this research proposes the use of multimodal electrical resonant shunt circuits, combined in series topology with the piezoelectric patch. This represents a passive form of control and has the advantages of being very simple, reliable with low cost. |
Keywords: | Circuitos elétricos shunt Materiais compostos Aeroelasticidade Controle passivo Não linearidades Electrical shunt circuits Composite materials Aeroelasticity Passive control Non-linearities Circuitos elétricos |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Engenharias |
Program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Quote: | LEÃO, Leandro de Souza. Influência do amortecimento via circuitos elétricos shunt sobre o comportamento dinâmico e aeroelástico de painéis planos. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.461 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.461 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15006 |
Date of defense: | 10-Sep-2015 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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