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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Controle ativo de ruído em dutos: otimização do posicionamento de sensores receptores
metadata.dc.creator: Miranda, João Gabriel Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Duarte, Marcus Antônio Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Fleury, Agenor de Toledo
metadata.dc.contributor.referee2: Nuñez, Israel Jorge Cádenas
metadata.dc.description.resumo: Uma das principais dificuldades do Controle Ativo de Ruídos (CAR) em dutos é desenvolver uma metodologia que consiga controlar uma extensa faixa de frequência. No entanto a maioria dos trabalhos de CAR são configurados para sinal tonal e frequência discreta. Quando são aplicados a uma grande faixa de frequência, o sistema não atinge o controle de forma satisfatória. Esta dissertação foi desenvolvida objetivando entender o significado do porque algumas frequências não atingem um nível satisfatório de controle. Através de uma bancada experimental de sistema CAR utilizando um duto acústico e um gerador de sinais, foi possível obter a FRF(Função Resposta em Frequência) e a partir dela analisar e verificar quais frequências estavam atuando nas regiões de anti-ressonância (resultando um controle fraco) e quais estavam atuando nas regiões de ressonância (resultando um controle bom). Estas avaliações possibilitou otimizar a posição dos sensores receptores (microfones) e atingir um maior número de frequências discretas controladas maneira satisfatória em um único projeto de CAR. Detalhes específicos dos resultados, discussões e conclusões estão descritos nesta dissertação.
Abstract: One of the main difficulties of Active Noise Control (ANC) in Ducts is to develop a methodology that can achieve control in a wide frequency range. However, most studies of ANC are designed to tonal signal and discrete frequencies. When studding a wide range of frequencies, some of these specific frequencies are not achieving the desired control satisfactorily. Therefore this dissertation was developed to meet the meaning of why these particular frequencies are not achieving a satisfactory level of control. Through a bench trial ANC system using an acoustic duct and a signal generator, it was possible to obtain the FRF (Frequency Response Function) and from it analyze and compare which frequencies were working in the areas of Anti-resonance (resulting in poor control) and which were acting in resonance regions (resulting in good control). Optimizing the sensors location receivers (microphones) could reach a larger number of discrete frequencies controlled satisfactorily on a single project CAR. Results, discussion and conclusions are described in this dissertation.
Keywords: Controle ativo de ruído (CAR)
Função resposta em frequência (FRF)
Duto acústico
Analise modal
Active noise control (ANC)
Frequency response function (FRF)
Acoustic ducts
Modal analyses
Controle de ruído
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Citation: MIRANDA, João Gabriel Oliveira de. Controle ativo de ruído em dutos: otimização do posicionamento de sensores receptores. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14928
Issue Date: 8-May-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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