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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14705
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Controle ativo de ruído aplicado a dutos com propagação de modos acústicos de alta ordem via particionamento axial |
Título (s) alternativo (s): | Active noise control applied to ducts with propagation of high- order acoustic modes via partitioning axial |
Autor: | Oliveira, Eider Lúcio de |
Primer orientador: | Duarte, Marcus Antônio Viana |
Primer coorientador: | Pena, José Luiz Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro, José Francisco |
Segundo miembro de la banca: | Góes, Luiz Carlos Sandoval |
Tercer miembro de la banca: | Nuñez, Israel Jorge Cárdenas |
Cuarto miembro de la banca: | Oliveira Filho, Ricardo Humberto de |
Resumen: | O controle ativo de ruído (CAR) aplicado a dutos onde existe a propagação de ondas planas tem sido alvo de vários estudos. Aplica-se, nesses casos, o controle ativo monocanal. Nos dutos com grandes seções transversais, a propagação acústica se dá com a presença dos modos de alta ordem. Nesses dutos é necessário o controle multicanal, o que leva o sistema CAR a utilizar muitos sensores e atuadores, resultando num projeto bastante complexo. Este trabalho procura aplicar uma metodologia de mudança de geometria dos grandes dutos, para assegurar a propagação de ondas planas no interior dos mesmos e assim possibilitar o uso de um sistema CAR monocanal. A estratégia consiste em dividir a grande seção transversal do duto em áreas menores de forma a garantir ondas planas na banda de frequência de interesse. Várias técnicas e ferramentas foram utilizadas, como simulações do sistema acústico, otimização com algoritmo genético hibridizado e o algoritmo FxLMS para o desenvolvimento do projeto do sistema de controle. Um duto de grande porte foi construído e instrumentado. Além disso, uma placa eletrônica de controle com Processador Digital de Sinais (DSP) foi usada para executar os programas do sistema CAR em tempo real. Foram obtidas atenuações significativas dos níveis de ruído, que torna o controle ativo desenvolvido promissor para aplicações industriais. |
Abstract: | The active noise control (ANC) applied to ducts where there is the propagation of plane waves has been the subject of several studies. In these cases applies the single-channel active control. The ducts with large cross sections, the acoustic propagation occurs in the presence of highorder modes. For these ducts is necessary to use multichannel control, which leads the ANC system to use many sensors and actuators, resulting in a very complex project. This work seeks to apply a methodology of changing the geometry of large ducts, to ensure the propagation of plane waves within them and thus use only a single-channel ANC system. The strategy is to divide the large cross section of the duct into smaller areas to ensure plane waves in the frequency band of interest. Several techniques and tools have been used, such as simulations of the acoustic system, Hybridized Genetic Algorithm and the FxLMS algorithm for the development of control system design. A large duct was built and instrumented. In addition, an electronic board control with Digital Signal Processor (DSP) was used to run programs in the ANC system in real time. We obtained significant attenuation of noise levels, which makes the active control developed promising for industrial applications. |
Palabras clave: | Controle ativo de ruído Dutos com modos de alta ordem Simulação FxLMS Algoritmo genético hibridizado Active noise control Ducts with higher order modes Simulation Hybridized genetic algorithm Ruído industrial - Controle |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Cita: | OLIVEIRA, Eider Lúcio de. Active noise control applied to ducts with propagation of high- order acoustic modes via partitioning axial. 2012. 152 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.30 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.30 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14705 |
Fecha de defensa: | 20-mar-2012 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Mecânica |
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