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dc.creatorOliveira, Eider Lúcio de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:39:32Z-
dc.date.available2012-06-05-
dc.date.available2016-06-22T18:39:32Z-
dc.date.issued2012-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eider Lúcio de. Active noise control applied to ducts with propagation of high- order acoustic modes via partitioning axial. 2012. 152 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.30por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14705-
dc.description.abstractThe active noise control (ANC) applied to ducts where there is the propagation of plane waves has been the subject of several studies. In these cases applies the single-channel active control. The ducts with large cross sections, the acoustic propagation occurs in the presence of highorder modes. For these ducts is necessary to use multichannel control, which leads the ANC system to use many sensors and actuators, resulting in a very complex project. This work seeks to apply a methodology of changing the geometry of large ducts, to ensure the propagation of plane waves within them and thus use only a single-channel ANC system. The strategy is to divide the large cross section of the duct into smaller areas to ensure plane waves in the frequency band of interest. Several techniques and tools have been used, such as simulations of the acoustic system, Hybridized Genetic Algorithm and the FxLMS algorithm for the development of control system design. A large duct was built and instrumented. In addition, an electronic board control with Digital Signal Processor (DSP) was used to run programs in the ANC system in real time. We obtained significant attenuation of noise levels, which makes the active control developed promising for industrial applications.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectControle ativo de ruídopor
dc.subjectDutos com modos de alta ordempor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectFxLMSpor
dc.subjectAlgoritmo genético hibridizadopor
dc.subjectActive noise controleng
dc.subjectDucts with higher order modeseng
dc.subjectSimulationeng
dc.subjectHybridized genetic algorithmeng
dc.subjectRuído industrial - Controlepor
dc.titleControle ativo de ruído aplicado a dutos com propagação de modos acústicos de alta ordem via particionamento axialpor
dc.title.alternativeActive noise control applied to ducts with propagation of high- order acoustic modes via partitioning axialeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor-co1Pena, José Luiz Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798057T5por
dc.contributor.advisor1Duarte, Marcus Antônio Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780739A4por
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787898H0por
dc.contributor.referee2Góes, Luiz Carlos Sandoval-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783422P7por
dc.contributor.referee3Nuñez, Israel Jorge Cárdenas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705801H1por
dc.contributor.referee4Oliveira Filho, Ricardo Humberto de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704699A2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769397T3por
dc.description.degreenameDoutor em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO controle ativo de ruído (CAR) aplicado a dutos onde existe a propagação de ondas planas tem sido alvo de vários estudos. Aplica-se, nesses casos, o controle ativo monocanal. Nos dutos com grandes seções transversais, a propagação acústica se dá com a presença dos modos de alta ordem. Nesses dutos é necessário o controle multicanal, o que leva o sistema CAR a utilizar muitos sensores e atuadores, resultando num projeto bastante complexo. Este trabalho procura aplicar uma metodologia de mudança de geometria dos grandes dutos, para assegurar a propagação de ondas planas no interior dos mesmos e assim possibilitar o uso de um sistema CAR monocanal. A estratégia consiste em dividir a grande seção transversal do duto em áreas menores de forma a garantir ondas planas na banda de frequência de interesse. Várias técnicas e ferramentas foram utilizadas, como simulações do sistema acústico, otimização com algoritmo genético hibridizado e o algoritmo FxLMS para o desenvolvimento do projeto do sistema de controle. Um duto de grande porte foi construído e instrumentado. Além disso, uma placa eletrônica de controle com Processador Digital de Sinais (DSP) foi usada para executar os programas do sistema CAR em tempo real. Foram obtidas atenuações significativas dos níveis de ruído, que torna o controle ativo desenvolvido promissor para aplicações industriais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.30-
dc.orcid.putcode81756495-
dc.crossref.doibatchide57dd213-9b9a-474e-90c1-98ca5f3b9ac4-
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Mecânica

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