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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento e avaliação do processo híbrido de usinagem por descargas elétricas e jato de água abrasivo (AJEDM)
Título (s) alternativo (s): Performance Evaluation of Hybrid Abrasive Jet Electrical Discharge Machining (AJEDM)
Autor: Arantes, Luciano José
Primer orientador: Raslan, Alberto Arnaldo
Primer miembro de la banca: Costa, Henara Lillian
Segundo miembro de la banca: Silva, Evaldo Malaquias da
Tercer miembro de la banca: Sales, Wisley Falco
Cuarto miembro de la banca: Amorim, Fred Lacerda
Resumen: Uma nova linha de pesquisa no campo da usinagem não tradicional é o da associação de um ou mais processos de usinagem, gerando um processo híbrido. Essa tendência mundial tem sido observada há mais de uma década. No caso da Retificação por Descargas Elétricas (AEDG), que associa a retificação com a eletroerosão, estudos mostram que em todos os casos testados, a TRM (Taxa de Remoção de Material) chega a ser até cinco vezes maior, quando comparado com a Usinagem por Descargas Elétricas (EDM). Os processos híbridos oferecem vantagens adicionais aos processos de fabricação, uma vez que tendem a unir vantagens dos processos constituintes em um só processo. O principal objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar a viabilidade, técnica e econômica, do processo híbrido associando a Usinagem por Descargas Elétricas com a Erosão por Jato de Água Abrasivo, da sigla inglesa AJEDM (Abrasive Jet Electrical Discharge Machining), com a particularidade da utilização de água deionizada como substituição dos fluidos hidrocarbonetados comuns em EDM. Tais fluidos, derivados do petróleo, são extremamente tóxicos ao operador, danosos ao meio ambiente, de alto custo e exigem cuidados especiais de estocagem e manuseio, por serem inflamáveis. A água deionizada é reciclável, de baixo custo, não tóxica e sem problemas de manuseio e estocagem. Os resultados apresentaram TRMs consideravelmente superiores com a utilização do jato de água abrasivo (SiC), além de melhoria nas superfícies usinadas, em termos de rugosidade e topografias. A utilização da água deionizada como dielétrico é viável tecnicamente no processo híbrido proposto, uma vez que as TRMs tornaram-se compatíveis com as obtidas com hidrocarbonetos em EDM convencional.
Abstract: A new technology in non-traditional machining that has been developed is the association of two or more machining process in only one. This worldwide tendency has been observed for more than a decade. For example, the Abrasive Electrical Discharge Grinding (AEDG), which associates the EDM process to grinding, showed good results to Metal Removal Rate (5 times higher), compared to the die-sinking EDM. This paper aims to develop and evaluate the hybrid machining process which associates EDM to Abrasive Water Jet Machining, called Abrasive Jet Electrical Discharge Machining (AJEDM), especially the use of deionized water as dielectric fluid as a replace alternative to the hydrocarbon fluids generally used as dielectric. These fluids are, in general, based on aromatic hydrocarbons derived from petrol, highly toxic and dangerous to the health of operators as well as to the environment. The results showed higher MRRs with the association of the EDM to the AWJM. The surface generated by the hybrid process showed lower roughness compared to the other machining conditions. The use of deionized water as dielectric fluids showed good technical performance for the hybrid machining AJEDM, since the MRR was similar to that one obtained with hydrocarbon fluid on the die-sinking EDM.
Palabras clave: EDM
Usinagem híbrida
Fluidos dielétricos
Erosão
TRM
Hybrid machining
Dielectric fluids
Machining
Erosion
MRR
Usinagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: ARANTES, Luciano José. Performance Evaluation of Hybrid Abrasive Jet Electrical Discharge Machining (AJEDM). 2007. 150 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14669
Fecha de defensa: 12-nov-2007
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Mecânica

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