Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14523
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Manipulação de objetos 3D em ambientes colaborativos com o uso do dispositivo Kinect
Autor(es): Silveira Junior, Wedson Gomes da
Primeiro orientador: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Primeiro coorientador: Cardoso, Alexandre
Primeiro membro da banca: Oliveira, Mônica Rocha Ferreira de
Segundo membro da banca: Almeida, Maria Fernanda Soares de
Resumo: As pesquisas na área de interação natural vêm crescendo significativamente, pois, com a disseminação de computadores pessoais, existe uma demanda crescente por interfaces que maximizem a produtividade. Dentre essas interfaces podemos destacar a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada (KIRNER, TORI e SISCOUTO, 2006), de forma que os usuários possam realizar tarefas simples como: escolha de um objeto 3D, translação, rotação e mudança de escala neste objeto 3D. Essas tarefas normalmente são realizadas através de dispositivos como o teclado e o mouse, podendo, dessa maneira, acontecer uma perda de imersão por parte do usuário no ambiente virtual. Sendo assim, investigar metodologias para interação natural nesses ambientes, pode ajudar a aumentar a imersão do usuário, no ambiente virtual. Outra questão que vem sendo o foco de muitas pesquisas são os Ambientes Virtuais Colaborativos (KIRNER e TORI, 2004), que permitem aos usuários se comunicarem e compartilhar informações. Esses usuários podem estar próximos fisicamente ou não. O foco principal desse trabalho é justamente a comunicação entre usuários dispersos remotamente. Dessa maneira, pretende-se, com esse trabalho, propor um sistema que possibilite a manipulação objetos 3D através de gestos naturais e compartilhar dados com usuários dispersos remotamente.
Abstract: The research on natural interaction has been growing significantly since, with the spread of personal computers, there is an increasing demand for interfaces that maximize productivity. Among these we can highlight the interfaces Virtual Reality and Augmented Reality (KIRNER, TORI e SISCOUTO, 2006), where users can perform simple tasks such as choosing a 3D object translation, rotation and scaling in 3D object. These tasks are usually performed through devices such as the keyboard and mouse, and can, thus, a loss of immersion happen by the user in the virtual environment. Thus, investigating methodologies for natural interaction in these environments, can help increase user immersion in the virtual environment. Another issue that have been the focus of many researches are Collaborative Virtual Environments (KIRNER e TORI, 2004), where it is possible for users to communicate and share information. These users can be physically close or not. The main focus of this work is precisely the communication among remotely dispersed users. Thus, it is intended with this work, proposing a system where it is possible to manipulate 3D objects using natural gestures and share data remotely dispersed users.
Palavras-chave: Interfaces naturais
Realidade virtual
Ambientes virtuais colaborativos
M-Learning
Virtual Reality
Augmented Reality
Realidade aumentada
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: SILVEIRA JUNIOR, Wedson Gomes da. Manipulação de objetos 3D em ambientes colaborativos com o uso do dispositivo Kinect. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.67
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.67
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14523
Data de defesa: 22-Fev-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManipulacaoObjetos3D.pdf4.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.