Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira Junior, Wedson Gomes da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:50Z-
dc.date.available2013-03-22-
dc.date.available2016-06-22T18:38:50Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationSILVEIRA JUNIOR, Wedson Gomes da. Manipulação de objetos 3D em ambientes colaborativos com o uso do dispositivo Kinect. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.67por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14523-
dc.description.abstractThe research on natural interaction has been growing significantly since, with the spread of personal computers, there is an increasing demand for interfaces that maximize productivity. Among these we can highlight the interfaces Virtual Reality and Augmented Reality (KIRNER, TORI e SISCOUTO, 2006), where users can perform simple tasks such as choosing a 3D object translation, rotation and scaling in 3D object. These tasks are usually performed through devices such as the keyboard and mouse, and can, thus, a loss of immersion happen by the user in the virtual environment. Thus, investigating methodologies for natural interaction in these environments, can help increase user immersion in the virtual environment. Another issue that have been the focus of many researches are Collaborative Virtual Environments (KIRNER e TORI, 2004), where it is possible for users to communicate and share information. These users can be physically close or not. The main focus of this work is precisely the communication among remotely dispersed users. Thus, it is intended with this work, proposing a system where it is possible to manipulate 3D objects using natural gestures and share data remotely dispersed users.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterfaces naturaispor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectAmbientes virtuais colaborativospor
dc.subjectM-Learningeng
dc.subjectVirtual Realityeng
dc.subjectAugmented Realityeng
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.titleManipulação de objetos 3D em ambientes colaborativos com o uso do dispositivo Kinectpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.advisor1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.referee1Oliveira, Mônica Rocha Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4107055J7por
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Fernanda Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550877Z3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402179A4por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoAs pesquisas na área de interação natural vêm crescendo significativamente, pois, com a disseminação de computadores pessoais, existe uma demanda crescente por interfaces que maximizem a produtividade. Dentre essas interfaces podemos destacar a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada (KIRNER, TORI e SISCOUTO, 2006), de forma que os usuários possam realizar tarefas simples como: escolha de um objeto 3D, translação, rotação e mudança de escala neste objeto 3D. Essas tarefas normalmente são realizadas através de dispositivos como o teclado e o mouse, podendo, dessa maneira, acontecer uma perda de imersão por parte do usuário no ambiente virtual. Sendo assim, investigar metodologias para interação natural nesses ambientes, pode ajudar a aumentar a imersão do usuário, no ambiente virtual. Outra questão que vem sendo o foco de muitas pesquisas são os Ambientes Virtuais Colaborativos (KIRNER e TORI, 2004), que permitem aos usuários se comunicarem e compartilhar informações. Esses usuários podem estar próximos fisicamente ou não. O foco principal desse trabalho é justamente a comunicação entre usuários dispersos remotamente. Dessa maneira, pretende-se, com esse trabalho, propor um sistema que possibilite a manipulação objetos 3D através de gestos naturais e compartilhar dados com usuários dispersos remotamente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.67-
dc.orcid.putcode81755067-
dc.crossref.doibatchid46fda519-77f9-4401-9554-2dfc019dfb92-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ManipulacaoObjetos3D.pdf4.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.