Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14352
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ambientes virtuais para auxiliar o desenvolvimetno da cognição espacial em cegos: uma abordagem com interação natural |
Autor(es): | Berretta, Luciana de Oliveira |
Primeiro orientador: | Cardoso, Alexandre |
Primeiro coorientador: | Lamounier Júnior, Edgard Afonso |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Adriano Alves |
Segundo membro da banca: | Mustaro, Pollyana Notargiacomo |
Terceiro membro da banca: | Kirner, Claudio |
Resumo: | A impossibilidade de navegar de forma independente é uma das desvantagens mais significativas que podem ser causadas pela cegueira. Muitas dificuldades são encontradas quando pessoas com deficiência visual (PDVs) precisam visitar lugares novos e desconhecidos. Este trabalho propõe o uso de uma interface de simulação de locomoção que permita uma forma natural de exploração de Ambientes Virtuais (AV), para propiciar aos deficientes visuais a criação de mapas cognitivos de forma eficiente e, assim, auxiliar a sua mobilidade. Foi desenvolvido um sistema computacional, denominado SACEC - Sistema de Auxílio da Cognição Espacial em Cegos, que utiliza técnicas de Realidade Virtual e Interação Natural. O sistema permite a modelagem de Ambientes Virtuais bidimensionais ou tridimensionais. É possível reproduzir ambientes reais como escolas, universidades e outros espaços de interesse. A interação com o Ambiente Virtual ocorre por meio do reconhecimento de poses, que são interpretadas como ações de andar, girar ou tatear, e com respostas sonoras. Foram realizados testes com 20 PDVs, homens e mulheres com idades entre 18 e 60 anos, para avaliação e validação do sistema desenvolvido, bem como da interface proposta. Os resultados obtidos demonstraram a efetividade do SACEC, assim como avaliação positiva de todos os participantes que conseguiram criar o mapa cognitivo do ambiente navegado e reproduzí-lo verbalmente e em blocos montáveis. Desta forma, pode ser indicado no auxílio do trabalho de Orientação e Mobilidade (OM), e consequentemente contribuir com maior inclusão social dessas pessoas. |
Abstract: | The inability to navigate independently is one of the most significant handicaps due by blindness. Many difficulties can be faced when visually impaired people (VIP) need to visit new and unknown places. Our approach is to use locomotion simulation interface to allow a natural exploration way of virtual environment (VE) to assist VIP to create cognitive maps efficiently, and thereby to enhance their mobility skill. A computer system, called SACEC Assist System Spatial Cognition in the Blind, was developed using virtual reality techniques and natural interaction. The system allows the modeling of two-dimensional or three-dimensional virtual environments, and it is possible to reproduce actual environments such as schools, universities and others points of interest. The interaction with the virtual environment is based on the recognition of poses, which are interpreted as actions such as walking, turning, or front and side touch, and feedback sounds are sent to user. In order to review and validation of the developed system and the proposed interface tests are performed with actual VIPs, men and women aged from 18 to 60 years. A result shows the effectiveness of the SACEC in developing cognitive map of the simulated environment, as well the positive feedback shows that the system can be entertaining and pleasant to the participants. Therefore, SACEC has a great potential to be used in aid to Orientation and Mobility (OM) trainings, and thus contribute to greater social inclusion of those people. |
Palavras-chave: | Ambiente virtual Cegos Interação natural Kinect Mapas cognitivos espaciais Tecnologia assistiva Assistive technologies Blind person Natural interaction Spatial cognitive maps Virtual environment Realidade Virtual Dispositivos de auto-ajuda para pessoas com deficiência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Referência: | BERRETTA, Luciana de Oliveira. Ambientes virtuais para auxiliar o desenvolvimetno da cognição espacial em cegos: uma abordagem com interação natural. 2015. 138 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.68. |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.68 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14352 |
Data de defesa: | 13-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | TESE - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AmbientesVirtuaisAuxiliar.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.