Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14352
metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ambientes virtuais para auxiliar o desenvolvimetno da cognição espacial em cegos : uma abordagem com interação natural
metadata.dc.creator: Berretta, Luciana de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Adriano Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Mustaro, Pollyana Notargiacomo
metadata.dc.contributor.referee3: Kirner, Claudio
metadata.dc.description.resumo: A impossibilidade de navegar de forma independente é uma das desvantagens mais significativas que podem ser causadas pela cegueira. Muitas dificuldades são encontradas quando pessoas com deficiência visual (PDVs) precisam visitar lugares novos e desconhecidos. Este trabalho propõe o uso de uma interface de simulação de locomoção que permita uma forma natural de exploração de Ambientes Virtuais (AV), para propiciar aos deficientes visuais a criação de mapas cognitivos de forma eficiente e, assim, auxiliar a sua mobilidade. Foi desenvolvido um sistema computacional, denominado SACEC - Sistema de Auxílio da Cognição Espacial em Cegos, que utiliza técnicas de Realidade Virtual e Interação Natural. O sistema permite a modelagem de Ambientes Virtuais bidimensionais ou tridimensionais. É possível reproduzir ambientes reais como escolas, universidades e outros espaços de interesse. A interação com o Ambiente Virtual ocorre por meio do reconhecimento de poses, que são interpretadas como ações de andar, girar ou tatear, e com respostas sonoras. Foram realizados testes com 20 PDVs, homens e mulheres com idades entre 18 e 60 anos, para avaliação e validação do sistema desenvolvido, bem como da interface proposta. Os resultados obtidos demonstraram a efetividade do SACEC, assim como avaliação positiva de todos os participantes que conseguiram criar o mapa cognitivo do ambiente navegado e reproduzí-lo verbalmente e em blocos montáveis. Desta forma, pode ser indicado no auxílio do trabalho de Orientação e Mobilidade (OM), e consequentemente contribuir com maior inclusão social dessas pessoas.
Abstract: The inability to navigate independently is one of the most significant handicaps due by blindness. Many difficulties can be faced when visually impaired people (VIP) need to visit new and unknown places. Our approach is to use locomotion simulation interface to allow a natural exploration way of virtual environment (VE) to assist VIP to create cognitive maps efficiently, and thereby to enhance their mobility skill. A computer system, called SACEC Assist System Spatial Cognition in the Blind, was developed using virtual reality techniques and natural interaction. The system allows the modeling of two-dimensional or three-dimensional virtual environments, and it is possible to reproduce actual environments such as schools, universities and others points of interest. The interaction with the virtual environment is based on the recognition of poses, which are interpreted as actions such as walking, turning, or front and side touch, and feedback sounds are sent to user. In order to review and validation of the developed system and the proposed interface tests are performed with actual VIPs, men and women aged from 18 to 60 years. A result shows the effectiveness of the SACEC in developing cognitive map of the simulated environment, as well the positive feedback shows that the system can be entertaining and pleasant to the participants. Therefore, SACEC has a great potential to be used in aid to Orientation and Mobility (OM) trainings, and thus contribute to greater social inclusion of those people.
Keywords: Ambiente virtual
Cegos
Interação natural
Kinect
Mapas cognitivos espaciais
Tecnologia assistiva
Assistive technologies
Blind person
Natural interaction
Spatial cognitive maps
Virtual environment
Realidade Virtual
Dispositivos de auto-ajuda para pessoas com deficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: BERRETTA, Luciana de Oliveira. Ambientes virtuais para auxiliar o desenvolvimetno da cognição espacial em cegos : uma abordagem com interação natural. 2015. 138 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14352
Issue Date: 13-May-2015
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmbientesVirtuaisAuxiliar.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.