Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
Autor: Faria, Eustáquio São José de
Primer orientador: Yamanaka, Keiji
Primer miembro de la banca: Soares, Alexsandro Santos
Segundo miembro de la banca: Cardoso, Alexandre
Tercer miembro de la banca: Lima, Luciano Vieira
Cuarto miembro de la banca: Camilo Júnior, Celso Gonçalves
Resumen: O ensino-aprendizagem de programação de computadores tem sido alvo de investigações cientificas desde os primórdios da computação. Embora diversas estratégias foram e ainda têm sido experimentadas, sua aplicação em cursos de computação e afins se mostra difícil, uma vez que exige algum empenho de educadores em buscá-las, estudá-las e avaliá-las. Não procurando a cura milagrosa para todos os problemas nessa área (relatados na literatura), e acreditando no potencial pedagógico da teoria do conflito sócio-cognitivo, decidiu-se construir um método de ensino de programação baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom a ser aplicado através da técnica de Programação em Duplas. O método está sendo utilizado na produção de um livro de Algoritmos e Técnicas de Programação no intuito de difundi-lo na Academia. Foram realizados experimentos com o método em uma Universidade da iniciativa privada e constatou-se um expressivo aumento de motivação dos aprendizes que a ele foram submetidos.
Abstract: The Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments.
Palabras clave: Programação (Computadores) Métodos de ensino
Ensino-aprendizagem de programação
Método de ensino
Programação em duplas
Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom
Teoria do conflito sócio-cognitivo
Programming teaching-learning
Teaching method
Pair programming
Bloom s taxonomy of educational objectives
Socio-cognitive conflict theory
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: FARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269
Fecha de defensa: 13-ago-2010
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Diss Eustaquio.pdf1.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.