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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Faria, Eustáquio São José de | |
| dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:37:47Z | - |
| dc.date.available | 2010-10-26 | |
| dc.date.available | 2016-06-22T18:37:47Z | - |
| dc.date.issued | 2010-08-13 | |
| dc.identifier.citation | FARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269 | - |
| dc.description.abstract | The Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments. | eng |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Programação (Computadores) Métodos de ensino | por |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem de programação | por |
| dc.subject | Método de ensino | por |
| dc.subject | Programação em duplas | por |
| dc.subject | Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom | por |
| dc.subject | Teoria do conflito sócio-cognitivo | por |
| dc.subject | Programming teaching-learning | eng |
| dc.subject | Teaching method | eng |
| dc.subject | Pair programming | eng |
| dc.subject | Bloom s taxonomy of educational objectives | eng |
| dc.subject | Socio-cognitive conflict theory | eng |
| dc.title | Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores | por |
| dc.type | Tese | por |
| dc.contributor.advisor1 | Yamanaka, Keiji | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 | por |
| dc.contributor.referee1 | Soares, Alexsandro Santos | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2 | por |
| dc.contributor.referee2 | Cardoso, Alexandre | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0 | por |
| dc.contributor.referee3 | Lima, Luciano Vieira | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5 | por |
| dc.contributor.referee4 | Camilo Júnior, Celso Gonçalves | |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736184D1 | por |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753561Z8 | por |
| dc.description.degreename | Doutor em Ciências | por |
| dc.description.resumo | O ensino-aprendizagem de programação de computadores tem sido alvo de investigações cientificas desde os primórdios da computação. Embora diversas estratégias foram e ainda têm sido experimentadas, sua aplicação em cursos de computação e afins se mostra difícil, uma vez que exige algum empenho de educadores em buscá-las, estudá-las e avaliá-las. Não procurando a cura milagrosa para todos os problemas nessa área (relatados na literatura), e acreditando no potencial pedagógico da teoria do conflito sócio-cognitivo, decidiu-se construir um método de ensino de programação baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom a ser aplicado através da técnica de Programação em Duplas. O método está sendo utilizado na produção de um livro de Algoritmos e Técnicas de Programação no intuito de difundi-lo na Academia. Foram realizados experimentos com o método em uma Universidade da iniciativa privada e constatou-se um expressivo aumento de motivação dos aprendizes que a ele foram submetidos. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
| dc.publisher.department | Engenharias | por |
| dc.publisher.initials | UFU | por |
| dc.orcid.putcode | 81755186 | - |
| Aparece nas coleções: | TESE - Engenharia Elétrica | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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