Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14263
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Estrutura Cognitiva para Tecnologias Educacionais Construtivistas ECoTEC e seu Instrumento de Otimização Web-ECoTEC |
Autor: | Santos, Eliane Elias Ferreira dos |
Primer orientador: | Carrijo, Gilberto Arantes |
Primer coorientador: | Mendes, Elise Barbosa |
Primer miembro de la banca: | Cardoso, Alexandre |
Segundo miembro de la banca: | Alves, João Bosco da Mota |
Tercer miembro de la banca: | Quartiero, Elisa Maria |
Resumen: | Nesta pesquisa se desenvolveu uma metodologia de avaliação para ferramentas computacionais para a educação FCE, denominada de Estrutura Cognitiva para Tecnologias Educacionais Construtivistas - ECoTEC. Esta metodologia detecta a construção das estruturas do pensamento lógico-matemático por meio das atividades propostas nas FCE. Na concepção do ECoTEC utilizou-se uma estratégia de análise que compreende: a organização da estrutura cognitiva do pensamento lógico-matemático segundo a teoria operatória de Piaget; a diferenciação dos conceitos essenciais desta teoria; e uma desconstrução da teoria operatória de Piaget. Fez-se um desdobramento ascendente dos principais conceitos e os organizou em uma espécie de rede integrada e complementar. A estrutura permite compreender as estruturas de pensamento nos períodos operatório concreto e operatório formal, segundo a atividade operatória, a interação e a cooperação. A partir desta estrutura estabeleceu-se um processo de medição. Utilizou-se como estratégia de desenvolvimento o paradigma GQM (Goal/ Question/Metric), uma técnica para identificação de métricas significativas. Para automatizar a coleta de dados para o usuário e auxiliar no cálculo das métricas para a caracterização das FCE desenvolveu-se um instrumento de otimização denominado de Web-ECoTEC. A validação do ECoTEC enquanto metodologia de avaliação de FCE revelou sua potencialidade para caracterizar estas ferramentas segundo a estrutura de pensamento desenvolvida. As avaliações geradas pela metodologia podem orientar professores, pedagogos e profissionais da educação na seleção de FCE, uma vez que estas avaliações apresentaram as estruturas do pensamento lógico-matemático que podem ser trabalhadas com as FCE avaliadas. A utilização do Web-ECoTEC para validação, também se apresentou eficiente na coleta das respostas e na geração dos resultados de caracterização das FCE.v |
Abstract: | This research developed a method of evaluation for computer tools for education (FCE), called Structure Cognitive for Education Technologies Constructivists (ECoTEC). This methodology detects the construction of structures of logical-mathematical thinking through the proposed activities on FCE. In the ECoTEC conception was used a strategy of analysis which includes: organization of cognitive structure of logical-mathematical thinking according to Piaget operative theory; the differentiation of essential concepts of this theory; and the deconstruction of Piaget operative theory. It was made an ascendant unfolding of principal concepts and organized them in a sort of integrated network and additional. The structure allows comprehending the structures of thinking in the concrete operative periods and formal operative, according to the operative activities, the interaction and the cooperation. From this structure it was established a process of measurement. It was used as a strategy for development the paradigm GQM (Goal/Question/Metric), a technique for identification of significant metrics. To automate the collection for information to the user and assist in calculation of the metrics for the characterization of FCE was developed an instrument of optimization called Web-ECoTEC. The validation of Web-ECoTEC while methodology of evaluation of FCE revealed his potentiality to characterize these tools according to the structure of thinking developed. The evaluations generated by the methodology can guide teachers, educators and educational professionals in the selection of FCE, since that these evaluations showed the structures of logical-mathematical thinking which can be used with the FCE evaluated. The utilization of Web-ECoTEC for validation, also presented efficient in the collection of answers and in generation of results of characterization of FCE. |
Palabras clave: | Avaliação de software educacional Pensamento lógico-matemático Teoria operatória Teoria de Piaget Evaluation of educational software Logical-mathematical thinking Operative theory Piaget theory Ensino gerenciado por computador Piaget, Jean, 1896- 1980 |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Cita: | SANTOS, Eliane Elias Ferreira dos. Estrutura Cognitiva para Tecnologias Educacionais Construtivistas ECoTEC e seu Instrumento de Otimização Web-ECoTEC. 2009. 162 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14263 |
Fecha de defensa: | 16-sep-2009 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Eliane Elias Ferreira dos Santos.pdf | 2.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.