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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14229
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Otimização estrutural de lajes formadas por vigotas treliçadas com e sem protensão |
Autor(es): | Ferreira, Tobias Ribeiro |
Primeiro orientador: | Lima, Maria Cristina Vidigal de |
Primeiro coorientador: | Delalibera, Rodrigo Gustavo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Antônio Carlos dos |
Segundo membro da banca: | Santos, Wellington Andrade dos |
Resumo: | Este trabalho apresenta o estudo de lajes unidirecionais formadas por vigotas treliçadas prémoldadas com e sem protensão. Como enfoque principal, a pesquisa abordou o dimensionamento de vigotas treliçadas em concreto armado e em concreto protendido. O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho para cada solução estrutural, levando-se em conta o uso ou não da protensão. Para os dimensionamentos das lajes desenvolveu-se uma rotina em planilha eletrônica. A planilha permitiu realizar também o processo de otimização e, em função disso, conhecer alguns parâmetros ideais para o dimensionamento, tais como: carregamento, comprimento do intereixo, resistência característica do concreto, área de aço e força de protensão. O processo de otimização foi realizado com dois objetivos. O primeiro objetivo consiste em dimensionar a laje para que a flecha final seja igual ao valor limite prescrito pela ABNT NBR 6118:2014. O segundo objetivo é obter o menor peso próprio possível, respeitando a flecha limite. Para o dimensionamento, fez-se a consideração de vigas isoladas e para a análise de comportamento foram feitas algumas simplificações no que diz respeito aos apoios e limitações previstas na ABNT NBR 6118:2014. Observa-se por meio dos resultados que com o uso das vigotas treliçadas protendidas, para vãos de 6 a 9 m, consegue-se uma redução média do peso da laje em torno de 21%, comparado às vigotas não protendidas. Conclui-se que, para as condições analisadas, considerando as restrições impostas nesse estudo, o vão máximo para o dimensionamento de vigotas sem protensão é de 9 m, enquanto que com o uso da vigota protendida o limite é de 15 m. |
Abstract: | This dissertation presents the study of one-way slabs formed by lattice joist with and without prestressing. The objective of this study is to compare the technical performance of each structural solution, taking into account the prestress competitiveness. For the slab design procedure and the optimization analysis, a routine is developed in an electronic spreadsheet. Some parameters such as loading, length between the axis, strength of concrete, steel area and prestressing force is considered in the analysis. The optimization process is carried out with two objectives. The first is to obtain a design whose final displacement is equal to the limit value prescribed by ABNT NBR 6118:2014. The second objective is to obtain the maximum vertical displacement that minimize the slab weight. The slab is considered simple supported and formed by individual beams. The results shows that the use of the lattice prestressed joists, to spans such as 6 m to 9 m, the average weight reduction of the slab is around 21% compared to not prestressed joists. It is concluded that, for the restrictions imposed in this study, the maximum span for the design of slabs with not prestressed joists is around 9 m, while for the prestressed situation the limit is around 15 m. |
Palavras-chave: | Laje nervurada Vigota treliçada Protensão Otimização Ribbed slab Lattice joist Prestress Optimization Lajes Treliças (construção civil) Otimização estrutural |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Referência: | FERREIRA, Tobias Ribeiro. Otimização estrutural de lajes formadas por vigotas treliçadas com e sem protensão. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.238 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.238 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14229 |
Data de defesa: | 11-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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