Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14200
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Frota de distribuição: dimensionamento e análise de viabilidade operacional |
Título (s) alternativo (s): | Logging Fleet: dimensioning and operational viability analysis |
Autor: | Resende, Arnaldo Rodrigues de |
Primer orientador: | Faria, Carlos Alberto |
Primer miembro de la banca: | Simões, Fernanda Antônio |
Segundo miembro de la banca: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Resumen: | A distribuição urbana de produtos requer a cada dia maior capacitação das empresas, de forma a oferecer um serviço com agilidade, qualidade e, ao mesmo tempo, com custos acessíveis. Assim, o dimensionamento adequado dos veículos de distribuição e a redução de custos operacionais são fundamentais para que se obtenha eficiência e atinja a satisfação dos clientes. Para realizar a distribuição de seus produtos, a empresa pode utilizar veículos próprios ou veículos terceirizados. Em ambos os tipos de operação existem pontos favoráveis e desfavoráveis. Cabe aos gestores analisar esses pontos e identificar qual situação é mais vantajosa para o seu negócio, assegurando produtividade com qualidade e custos compatíveis. O presente trabalho foi desenvolvido a partir do dimensionamento de veículos através de simulações no TransCAD, utilizando-se uma base de dados de entregas de uma transportadora em Uberlândia/MG. Após o dimensionamento da frota, foram efetuados os cálculos operacionais considerando frota própria ou terceirizada, cujos resultados mostraram que, em relação aos custos operacionais, é mais vantajoso a utilização de frota terceirizada. No entanto, outros fatores devem ser analisados, como a legalidade da terceirização de atividade fim, imagem da empresa perante aos clientes e nível de serviço. O trabalho permitiu uma visão da complexidade da operação de distribuição de produtos em relação à obtenção de custos compatíveis com o mercado e ao mesmo tempo, a necessidade de garantir a satisfação dos clientes. Para isto, os gestores precisam estar atentos para acompanhar de perto suas operações e utilizar adequadamente os recursos, de forma a gerar bons resultados para a empresa. |
Abstract: | Urban distribution of goods requires greater training companies in order to provide better quality and faster services in accessible prices. Therefore, proper sizing of the fleet of vehicles and reducing operational costs are essential in order to obtain efficacy and reach client satisfaction. Goods distribution can be done by own or outsourced vehicles. In both types of operational options there are favorable and unfavorable points. It is up to managers to analyze these points and to identify which situation is most advantageous for the business, ensuring productivity with quality and compatible costs. This work was developed from design vehicles through simulation in TransCAD, using a delivery database from a wholesaler in Uberlândia (MG). After sizing the fleet, operational calculations considering itself and outsourced fleets whose results showed that, compared to operational costs, it is advantageous to use the outsourced one. However, other factors must be analyzed, such as legal aspects of outsourcing activity close image of the company for costumers and service level. This work provided an insight into the complexity of distribution operation of goods towards obtain compatible market costs at the same time, to face the costumer´s satisfaction. For this purpose, managers need to be close to monitor their operations and properly utilize resources in order to generate good results for the company. |
Palabras clave: | Distribuição urbana de cargas Custos de transportes Gestão de frota Urban distribution of goods Transport costs Fleet management Distribuição de mercadorias Transportes - Custo operacional |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Cita: | RESENDE, Arnaldo Rodrigues de. Logging Fleet: dimensioning and operational viability analysis. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.22 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.22 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14200 |
Fecha de defensa: | 6-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FrotaDistribuicaoDimensionamento.pdf | 5.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.