Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14134
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Estudo de roteirização de veículos empregando o TransCAD: contribuição para a distribuição urbana de cargas |
Alternate title (s): | Analysis of Vehicle Routing via TransCAD: a Contribution to Urban Freight Distribution |
Author: | Paula, Miguel Ângelo Almeida Faria de |
First Advisor: | Faria, Carlos Alberto |
First member of the Committee: | Sorratini, José Aparecido |
Second member of the Committee: | Lima Junior, Orlando Fontes |
Summary: | Esse trabalho analisa a distribuição urbana de carga do setor atacadista-distribuidor para o setor varejista de supermercados com o auxílio do software TransCAD, aplicando o problema de roteirização de veículos com janelas de tempo para uma possível otimização de rotas de entrega. O TransCAD trabalha com uma rede viária configurada com base nos conceitos advindos da teoria dos grafos e que foram abordados nesse estudo, juntamente com alguns conceitos básicos da cadeia de distribuição e seus elementos. Na aplicação do TransCAD alguns parâmetros foram estabelecidos e baseados nos dados fornecidos por uma empresa atacadista-distribuidora situada na cidade de Uberlândia, dados tais como: tipo de veículo, tamanho da frota, demanda média por cliente entre outros. Foram trabalhados 4 (quatro) cenários, onde para cada um desses as características do veículo Tipo sofreram alterações. Para cada cenário foram gerados outputs nos quais se pode verificar as melhores configurações de itinerários e rotas para o problema de distribuição urbana de carga. Apesar do TransCAD não analisar fatores como condições de tráfego, disposição da carga no veículo, velocidade média do veículo ao longo do percurso entre outros, sabe-se que os resultados são aproximados, mas servem como orientação para a operação da atividade de distribuição de mercadorias. |
Abstract: | This study analyzes urban freight distribution from the wholesale distribution sector to supermarkets retail sector via TransCAD software, and the vehicle routing problem with time windows has been applied for possible delivery route optimization. TransCAD focuses on a transport system based on graph theory concepts which have been employed in this study, together with some basic concepts of distribution chain and its elements. Some parameters for the application of TransCAD have been based on information provided by a wholesale distribution company located in Uberlândia, Brazil. Such information includes vehicle type, fleet size, and average client demand. The features of the vehicle type underwent changes in four different scenarios; outputs were generated for each of these scenarios, which revealed the most effective itinerary and route settings for urban freight distribution. Even though TransCAD fails to analyze factors such as traffic conditions, vehicle freight arrangement, and average vehicle speed along a given route, the results of this study may contribute to the operation of product distribution. |
Keywords: | Distribuição urbana de carga TransCAD Roteirização de veículos Urban freight distribution Vehicle Transporte de mercadorias Transporte rodoviário de carga |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Engenharias |
Program: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Quote: | PAULA, Miguel Ângelo Almeida Faria de. Analysis of vehicle routing via TransCAD: a contribution to urban freight distribution. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14134 |
Date of defense: | 21-Aug-2009 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnalysisVehicleRouting.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.