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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14093
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ecos do progresso: práticas e representações sociais no Grupo Escolar Delfim Moreira (1908 -1931) - Araxá MG |
Autor(es): | Gaspar, Maria de Lourdes Ribeiro |
Primeiro orientador: | Borges, Vera Lucia Abrão |
Primeiro membro da banca: | Inácio Filho, Geraldo |
Segundo membro da banca: | Nepomuceno, Maria de Araújo |
Resumo: | O objeto desta dissertação é reconstruir a gênese, a organização e a evolução do Grupo Escolar Delfim Moreira. A investigação tem por objetivo compreender as práticas, as representações sociais e as apropriações construídas pelos sujeitos responsáveis por sua edificação. A fim de compreender o objeto em questão, formulou-se o seguinte problema: de que forma o projeto republicano de educação pública, laica e gratuita materializou-se nas práticas, nas representações sociais e nas apropriações dos sujeitos durante a implantação e a consolidação do modelo escolar instituído pela República, na cidade de Araxá Minas Gerais, no período de 1908 a 1931? A abordagem metodológica utilizada compreendeu a História Cultural. Como procedimento realizou-se pesquisa empírica com coleta de documentos nos arquivos da Escola Estadual Delfim Moreira, da Fundação Cultural Calmon Barreto e do Arquivo Público Mineiro. Realizaram-se, também, entrevistas temáticas com dez egressos que estudaram no período delimitado para pesquisa e uma entrevista com egresso de período ulterior. Os dados coletados durante a pesquisa empírica foram subsidiados por bibliografia pertinente à História de Instituições Educativas e da Educação Nacional e Mineira. A interpretação das práticas, das representações sociais e das apropriações permitiu asseverar que o modelo republicano de educação baseado nos princípios de gratuidade, laicidade e publicidade consolidou-se na submissão destes modelos a ajustes, combinações ou resistências. |
Abstract: | The aim of this dissertation is to reconstruct the genius, the organization and the evolution of Defim Moreira Elementary School. The main objective of our investigation is to understand the practices and social representations as well as the appropriations made by the subjects responsible for its edifying. In order to understand the object in question the following problem was addressed: how did the Republican project of public, laical and free education was materialized in the subjects´ practices, social representations and appropriations during the implementation and the consolidation of the school model instituted by the historical period called Republic in the city of Araxá, located in Minas Gerais State, from 1908 to 1931? The methodological approach included The Cultural History. As a procedure, the empirical research was made by collecting documents from the files of Delfim Moreira Elementary School and from the Calmon Barreto Cultural Foundation. Besides that, subject matters interviews were made with ten egresses who studied in the delimited period for the research and also an interview was made with an egress from ulterior period. The data collected during the empirical research were supported by relevant bibliography related to the History of Educational Institutions and to the History of Brazilian Education. The practices, social representations and appropriations interpretations allow to confirm that the Republican Education System based on the principles of free payment, secularism and publicity consolidated itself in the submission of these models to adjusts, combinations or resistances. |
Palavras-chave: | Educação História das instituições educativas História da educação brasileira Education History of educational institutions History of brazilian education Educação - História Educação - Araxá (MG) - História |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | GASPAR, Maria de Lourdes Ribeiro. Ecos do progresso: práticas e representações sociais no Grupo Escolar Delfim Moreira (1908 -1931) - Araxá MG. 2006. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14093 |
Data de defesa: | 23-Mar-2006 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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