Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGaspar, Maria de Lourdes Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:55Z-
dc.date.available2008-05-05-
dc.date.available2016-06-22T18:36:55Z-
dc.date.issued2006-03-23-
dc.identifier.citationGASPAR, Maria de Lourdes Ribeiro. Ecos do progresso: práticas e representações sociais no Grupo Escolar Delfim Moreira (1908 -1931) - Araxá MG. 2006. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14093-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to reconstruct the genius, the organization and the evolution of Defim Moreira Elementary School. The main objective of our investigation is to understand the practices and social representations as well as the appropriations made by the subjects responsible for its edifying. In order to understand the object in question the following problem was addressed: how did the Republican project of public, laical and free education was materialized in the subjects´ practices, social representations and appropriations during the implementation and the consolidation of the school model instituted by the historical period called Republic in the city of Araxá, located in Minas Gerais State, from 1908 to 1931? The methodological approach included The Cultural History. As a procedure, the empirical research was made by collecting documents from the files of Delfim Moreira Elementary School and from the Calmon Barreto Cultural Foundation. Besides that, subject matters interviews were made with ten egresses who studied in the delimited period for the research and also an interview was made with an egress from ulterior period. The data collected during the empirical research were supported by relevant bibliography related to the History of Educational Institutions and to the History of Brazilian Education. The practices, social representations and appropriations interpretations allow to confirm that the Republican Education System based on the principles of free payment, secularism and publicity consolidated itself in the submission of these models to adjusts, combinations or resistances.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória das instituições educativaspor
dc.subjectHistória da educação brasileirapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory of educational institutionseng
dc.subjectHistory of brazilian educationeng
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.subjectEducação - Araxá (MG) - Históriapor
dc.titleEcos do progresso: práticas e representações sociais no Grupo Escolar Delfim Moreira (1908 -1931) - Araxá MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Borges, Vera Lucia Abrão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701026T5por
dc.contributor.referee1Inácio Filho, Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797761Z5por
dc.contributor.referee2Nepomuceno, Maria de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4531949Y4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO objeto desta dissertação é reconstruir a gênese, a organização e a evolução do Grupo Escolar Delfim Moreira. A investigação tem por objetivo compreender as práticas, as representações sociais e as apropriações construídas pelos sujeitos responsáveis por sua edificação. A fim de compreender o objeto em questão, formulou-se o seguinte problema: de que forma o projeto republicano de educação pública, laica e gratuita materializou-se nas práticas, nas representações sociais e nas apropriações dos sujeitos durante a implantação e a consolidação do modelo escolar instituído pela República, na cidade de Araxá Minas Gerais, no período de 1908 a 1931? A abordagem metodológica utilizada compreendeu a História Cultural. Como procedimento realizou-se pesquisa empírica com coleta de documentos nos arquivos da Escola Estadual Delfim Moreira, da Fundação Cultural Calmon Barreto e do Arquivo Público Mineiro. Realizaram-se, também, entrevistas temáticas com dez egressos que estudaram no período delimitado para pesquisa e uma entrevista com egresso de período ulterior. Os dados coletados durante a pesquisa empírica foram subsidiados por bibliografia pertinente à História de Instituições Educativas e da Educação Nacional e Mineira. A interpretação das práticas, das representações sociais e das apropriações permitiu asseverar que o modelo republicano de educação baseado nos princípios de gratuidade, laicidade e publicidade consolidou-se na submissão destes modelos a ajustes, combinações ou resistências.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753413-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EcosProgressoPraticas.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.