Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14092
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ilar Garotti : vida, formação e religiosidade
Autor: Carvalho, Cleide Fátima
Primer orientador: Santos, Sônia Maria dos
Primer miembro de la banca: Inácio Filho, Geraldo
Segundo miembro de la banca: Silva, Sérgio Pereira da
Resumen: Este estudo aborda as nuances da vida de Ilar Garotti, bem como as representações de suas vivências. Nesse processo, as histórias da pesquisadora e da narradora conotaram a importância da formação na vida do sujeito e como as escolhas refletem e interferem na vida pessoal e profissional de cada uma. Assim, através da narrativa de Ilar Garotti, foram tecidos fragmentos representativos da história do ser professora, religiosa, a formação de professores e a influência do discurso religioso e da mídia no cotidiano da educação. Neste estudo desvelou-se alguns aspectos da trajetória desta educadora, buscando, pelas condições sócio-históricas, descortinar as suas escolhas e ações no interior do campo educacional. Através da História Oral, buscou-se analisar e escrever sobre a vida de Ilar Garotti. Nesse processo, tentou-se compreender como uma vida se constitui por meio de diferentes e inúmeras experiências que explicitaram historicamente, apontando para as condições nas quais elas se produziram e reproduziram nas redes de sociabilidade nas quais se inscreveram. O objetivo principal deste estudo foi investigar, em meio às interfaces do cotidiano, aspectos simbólicos e singulares que pudessem auxiliar a revelar a história de vida da professora, bem como suas contribuições para o processo educacional de Uberlândia Minas Gerais. Certamente, aqui, não foi possível e nem era pretensão deste estudo esgotar e revelar todas as questões da trajetória pessoal e profissional de Ilar Garotti, tarefa impossível em qualquer perspectiva que se adote. Mas acredita-se que, através de sua narrativa, pôde-se abordar os aspectos que foram significativos na sua trajetória no campo educacional, na interseção com sua experiência religiosa e feminina, como fio a conduzir e costurar o relato de sua vida. Esses aspectos têm, no sentido interpretativo, uma intrínseca relação dos acontecimentos vividos, do seu compromisso com a educação e com o discurso religioso no cotidiano da educação feminina.
Abstract: Este estudio aporta aspectos de la vida de Ilar Garotti, bien como las representaciones de sus vivências. En ese proceso, las histórias de la pesquisadora y de la narradora conllevan la importância de la formación en la vida del sujeto y como las elecciónes reflejan e interfieren en la vida personal y profesional de cada uno. Así, a través de la narrativa de Ilar Garotti, fueron tecidos fragmentos representativos de la história del ser profesora, religiosa, la formación de profesores y la influência del discurso religioso y de los medios de comunicación en el cotidiano de la educación. En este estudio se develou algunos aspectos de la trayectória de esta educadora, buscando, por las condiciones sócio-históricas, por así aclarando sus elecciónes y acciónes en el interior del campo educacional. A través de la História Oral, se buscou analisar y escribir a respecto de la vida de Ilar Garotti. En ese proceso, hemos intentado compreender como una vida se constitui por medio de diferentes y inúmeras experiências que explicitaron historicamente, apuntando a las condiciones en las cuales ellas se han producido y reproducieron en las redes de sociabilidad en las cuales se inscribieron. El objetivo principal de este estudio fue investigar, en medio las interfaces del cotidiano, aspectos simbólicos y singulares que pudiera auxiliar a desvelar la história de la vida de la profesora, bien como sus contribuiciones para el proceso educacional de Uberlândia Minas Gerais. Ciertamente, aqui, no fue posible y ni era pretensión de este estudio findar y revelar todas las questiones de la trayetória personal y profesional de Ilar Garotti, tarea imposible en qualquier perspectiva que se adopte. Mas se cree que, a través de su narrativa, se puede aportar los aspectos que fueron significativos en su trayetória em el campo educacional, en la interseción con su experiência religiosa y feminina, como fio a conducir y coser el relato de su vida. Eses aspectos tienen, en el sentido interpretativo, una intrínseca relación de los acontecimientos vividos, de su compromiso con la educación y con el discurso religioso en el cotidiano de la educación feminina.
Palabras clave: Vida
Profissão docente
Religiosidade
Vida
Profesión docente
Religiosidad
Garotti, Ilar, 1960
Educadores - Uberlândia (MG)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CARVALHO, Cleide Fátima. Ilar Garotti : vida, formação e religiosidade. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14092
Fecha de defensa: 21-dic-2007
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
cleide parte 1.pdf1.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
cleide parte 2.pdf1.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
cleide parte 3.pdf2.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.