Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14092
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ilar Garotti : vida, formação e religiosidade
metadata.dc.creator: Carvalho, Cleide Fátima
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Sônia Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Inácio Filho, Geraldo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sérgio Pereira da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda as nuances da vida de Ilar Garotti, bem como as representações de suas vivências. Nesse processo, as histórias da pesquisadora e da narradora conotaram a importância da formação na vida do sujeito e como as escolhas refletem e interferem na vida pessoal e profissional de cada uma. Assim, através da narrativa de Ilar Garotti, foram tecidos fragmentos representativos da história do ser professora, religiosa, a formação de professores e a influência do discurso religioso e da mídia no cotidiano da educação. Neste estudo desvelou-se alguns aspectos da trajetória desta educadora, buscando, pelas condições sócio-históricas, descortinar as suas escolhas e ações no interior do campo educacional. Através da História Oral, buscou-se analisar e escrever sobre a vida de Ilar Garotti. Nesse processo, tentou-se compreender como uma vida se constitui por meio de diferentes e inúmeras experiências que explicitaram historicamente, apontando para as condições nas quais elas se produziram e reproduziram nas redes de sociabilidade nas quais se inscreveram. O objetivo principal deste estudo foi investigar, em meio às interfaces do cotidiano, aspectos simbólicos e singulares que pudessem auxiliar a revelar a história de vida da professora, bem como suas contribuições para o processo educacional de Uberlândia Minas Gerais. Certamente, aqui, não foi possível e nem era pretensão deste estudo esgotar e revelar todas as questões da trajetória pessoal e profissional de Ilar Garotti, tarefa impossível em qualquer perspectiva que se adote. Mas acredita-se que, através de sua narrativa, pôde-se abordar os aspectos que foram significativos na sua trajetória no campo educacional, na interseção com sua experiência religiosa e feminina, como fio a conduzir e costurar o relato de sua vida. Esses aspectos têm, no sentido interpretativo, uma intrínseca relação dos acontecimentos vividos, do seu compromisso com a educação e com o discurso religioso no cotidiano da educação feminina.
Abstract: Este estudio aporta aspectos de la vida de Ilar Garotti, bien como las representaciones de sus vivências. En ese proceso, las histórias de la pesquisadora y de la narradora conllevan la importância de la formación en la vida del sujeto y como las elecciónes reflejan e interfieren en la vida personal y profesional de cada uno. Así, a través de la narrativa de Ilar Garotti, fueron tecidos fragmentos representativos de la história del ser profesora, religiosa, la formación de profesores y la influência del discurso religioso y de los medios de comunicación en el cotidiano de la educación. En este estudio se develou algunos aspectos de la trayectória de esta educadora, buscando, por las condiciones sócio-históricas, por así aclarando sus elecciónes y acciónes en el interior del campo educacional. A través de la História Oral, se buscou analisar y escribir a respecto de la vida de Ilar Garotti. En ese proceso, hemos intentado compreender como una vida se constitui por medio de diferentes y inúmeras experiências que explicitaron historicamente, apuntando a las condiciones en las cuales ellas se han producido y reproducieron en las redes de sociabilidad en las cuales se inscribieron. El objetivo principal de este estudio fue investigar, en medio las interfaces del cotidiano, aspectos simbólicos y singulares que pudiera auxiliar a desvelar la história de la vida de la profesora, bien como sus contribuiciones para el proceso educacional de Uberlândia Minas Gerais. Ciertamente, aqui, no fue posible y ni era pretensión de este estudio findar y revelar todas las questiones de la trayetória personal y profesional de Ilar Garotti, tarea imposible en qualquier perspectiva que se adopte. Mas se cree que, a través de su narrativa, se puede aportar los aspectos que fueron significativos en su trayetória em el campo educacional, en la interseción con su experiência religiosa y feminina, como fio a conducir y coser el relato de su vida. Eses aspectos tienen, en el sentido interpretativo, una intrínseca relación de los acontecimientos vividos, de su compromiso con la educación y con el discurso religioso en el cotidiano de la educación feminina.
Keywords: Vida
Profissão docente
Religiosidade
Vida
Profesión docente
Religiosidad
Garotti, Ilar, 1960
Educadores - Uberlândia (MG)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Cleide Fátima. Ilar Garotti : vida, formação e religiosidade. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14092
Issue Date: 21-Dec-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cleide parte 1.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open
cleide parte 2.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
cleide parte 3.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.