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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14068
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Organização da Instrução na Província de Minas Gerais : da legislação aos relatórios dos presidentes (1850-1889) |
Author: | Andrade, Renata Fernandes Maia de |
First Advisor: | Carvalho, Carlos Henrique de |
First member of the Committee: | Goncalves Neto, Wenceslau |
Second member of the Committee: | Faria Filho, Luciano Mendes de |
Summary: | O trabalho tem como objeto de pesquisa analisar o desenvolvimento da instrução na Província de Minas Gerais entre 1580 e 1889. Busca também compreender os objetivos e intenções que nortearam a organização escolar na província mineira, quais eram os recursos financeiros utilizados para a manutenção das escolas, bem como que tipo de indivíduo objetivava-se formar pela educação. O início do período de estudo foi delimitado, levando-se em consideração a consolidação da unidade político-administrativa capaz, de superar as rebeliões do final da primeira metade do século XIX. Já o marco final se justifica pela queda do regime Monárquico em 1889. Como principal fonte de pesquisa utilizamos a legislação educacional e os Relatórios de Presidentes de Província produzidos no período recortado. É deste manancial que nos abastecemos para identificar as concepções de educação, progresso e civilização na sociedade mineira. Em Minas Gerais, no decorrer do período Imperial, a aprendizagem da leitura e escrita, aliada à instrução moral, será considerada pela elite dirigente como meio para criar novas práticas sociais. Os discursos demonstram que a instrução era considerada peça fundamental para civilizar e moralizar a população. No entanto, durante o período estudado, observamos a descontinuidade das propostas para reformar e reestruturar a educação mineira na segunda metade do século XIX. |
Abstract: | The aim of this work is to analyze the development of the instruction in the Province of Minas Gerais between 1580 and 1889. We intend to understand the objectives and intentions that orientated the school organization in the mining province, which were the financial resources used for the maintenance of the schools, as well what kind of individual was supposed to be formed through education. The initial period of our study was delimited taken into consideration the consolidation of the political-administrative unit capable to overcome the rebellions occurred at the end of the mid 19th century. We established as a final historical mark of our work the fall of the Monarchic regime in 1889. As a main research source we used the educational legislation and the Province President s Reports produced during the period mentioned above. It is from this data that we arrived at the conceptions of education, progress and civilization in the mining society. During the Imperial period in Minas Gerais, learning processes of reading and writing were linked to the moral instruction. Major elite will consider this as a creation mean of new social practices. The speeches demonstrate that instruction was considered a fundamental way to civilize and to impose moral conceptions on the population. However, during the period here investigated, we observed a lack of continuity of the proposals that intended to reform and to restructure the mining education in the late 19th century. |
Keywords: | Instrução Século XIX Minas Gerais Legislação Relatórios dos Presidentes de Província Instruction 19th Century Minas Gerais, Legislation, Province President s Reports Educação - Minas Gerais - História - Século XIX |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ANDRADE, Renata Fernandes Maia de. Organização da Instrução na Província de Minas Gerais : da legislação aos relatórios dos presidentes (1850-1889). 2007. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14068 |
Date of defense: | 25-Sep-2007 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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