Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrade, Renata Fernandes Maia de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:52Z-
dc.date.available2007-12-12-
dc.date.available2016-06-22T18:36:52Z-
dc.date.issued2007-09-25-
dc.identifier.citationANDRADE, Renata Fernandes Maia de. Organização da Instrução na Província de Minas Gerais : da legislação aos relatórios dos presidentes (1850-1889). 2007. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14068-
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze the development of the instruction in the Province of Minas Gerais between 1580 and 1889. We intend to understand the objectives and intentions that orientated the school organization in the mining province, which were the financial resources used for the maintenance of the schools, as well what kind of individual was supposed to be formed through education. The initial period of our study was delimited taken into consideration the consolidation of the political-administrative unit capable to overcome the rebellions occurred at the end of the mid 19th century. We established as a final historical mark of our work the fall of the Monarchic regime in 1889. As a main research source we used the educational legislation and the Province President s Reports produced during the period mentioned above. It is from this data that we arrived at the conceptions of education, progress and civilization in the mining society. During the Imperial period in Minas Gerais, learning processes of reading and writing were linked to the moral instruction. Major elite will consider this as a creation mean of new social practices. The speeches demonstrate that instruction was considered a fundamental way to civilize and to impose moral conceptions on the population. However, during the period here investigated, we observed a lack of continuity of the proposals that intended to reform and to restructure the mining education in the late 19th century.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstruçãopor
dc.subjectSéculo XIXpor
dc.subjectMinas Geraispor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectRelatórios dos Presidentes de Provínciapor
dc.subjectInstructioneng
dc.subject19th Centuryeng
dc.subjectMinas Gerais, Legislation, Province President s Reportseng
dc.subjectEducação - Minas Gerais - História - Século XIXpor
dc.titleOrganização da Instrução na Província de Minas Gerais : da legislação aos relatórios dos presidentes (1850-1889)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.contributor.referee1Goncalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5por
dc.contributor.referee2Faria Filho, Luciano Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782352D2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229597H3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO trabalho tem como objeto de pesquisa analisar o desenvolvimento da instrução na Província de Minas Gerais entre 1580 e 1889. Busca também compreender os objetivos e intenções que nortearam a organização escolar na província mineira, quais eram os recursos financeiros utilizados para a manutenção das escolas, bem como que tipo de indivíduo objetivava-se formar pela educação. O início do período de estudo foi delimitado, levando-se em consideração a consolidação da unidade político-administrativa capaz, de superar as rebeliões do final da primeira metade do século XIX. Já o marco final se justifica pela queda do regime Monárquico em 1889. Como principal fonte de pesquisa utilizamos a legislação educacional e os Relatórios de Presidentes de Província produzidos no período recortado. É deste manancial que nos abastecemos para identificar as concepções de educação, progresso e civilização na sociedade mineira. Em Minas Gerais, no decorrer do período Imperial, a aprendizagem da leitura e escrita, aliada à instrução moral, será considerada pela elite dirigente como meio para criar novas práticas sociais. Os discursos demonstram que a instrução era considerada peça fundamental para civilizar e moralizar a população. No entanto, durante o período estudado, observamos a descontinuidade das propostas para reformar e reestruturar a educação mineira na segunda metade do século XIX.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753807-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFMAndradeDISPRT.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.