Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título:  Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
Autor: Brito, Fernanda Rosa de
Primer orientador: Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
Primer miembro de la banca: Santos, Adriano Rodrigues dos
Segundo miembro de la banca: Moraes, Roque
Resumen: Este estudo tem como foco central à análise de situações de estudo geradas a partir de uma proposta com enfoque globalizado envolvendo o ensino de Ciências e Geografia da 3ª série do ensino fundamental, buscando na prática pedagógica evidências, indícios das implicações nos processos de ensino e aprendizagem. O desafio da realização desta investigação passa pelo desejo de contribuir para a (re)construção de uma proposta de ensino mais adequada com o contexto atual, com vistas à melhoria do ensino de Ciências e Geografia. A investigação é do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a observação, as notas de campo, entrevistas e questionário. Participaram da pesquisa alunos da 3ª série do ensino fundamental, a professora regente e a coordenadora da escola. Os resultados revelam que é possível a construção de uma prática pedagógica estruturada em uma perspectiva globalizada do saber, no qual os alunos sob a mediação da professora possam ter uma visão mais abrangente e ampliada do ensino de Ciências e Geografia.
Abstract: This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.
Palabras clave: Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
Fecha de defensa: 28-feb-2007
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FRBritoDISPRT.pdf1.07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.