Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title:  Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
metadata.dc.creator: Brito, Fernanda Rosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriano Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Roque
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como foco central à análise de situações de estudo geradas a partir de uma proposta com enfoque globalizado envolvendo o ensino de Ciências e Geografia da 3ª série do ensino fundamental, buscando na prática pedagógica evidências, indícios das implicações nos processos de ensino e aprendizagem. O desafio da realização desta investigação passa pelo desejo de contribuir para a (re)construção de uma proposta de ensino mais adequada com o contexto atual, com vistas à melhoria do ensino de Ciências e Geografia. A investigação é do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a observação, as notas de campo, entrevistas e questionário. Participaram da pesquisa alunos da 3ª série do ensino fundamental, a professora regente e a coordenadora da escola. Os resultados revelam que é possível a construção de uma prática pedagógica estruturada em uma perspectiva globalizada do saber, no qual os alunos sob a mediação da professora possam ter uma visão mais abrangente e ampliada do ensino de Ciências e Geografia.
Abstract: This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.
Keywords: Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
Issue Date: 28-Feb-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRBritoDISPRT.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.