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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A política educacional do proeja : limites e possibilidades do PROEJA FIC para a formação dos detentos da penitenciária de Uberaba, MG
Autor: Oliveira, Giselle Abreu de
Primer orientador: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
Primer miembro de la banca: Silva, Sérgio Pereira da
Segundo miembro de la banca: Silva, Maria Vieira
Resumen: Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação, possuindo como temática central o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) e sua implementação na Penitenciária de Uberaba. O objetivo do trabalho foi analisar e compreender os fundamentos políticos, históricos e sociais do programa, bem como seus limites e possibilidades para a formação dos detentos da referida unidade prisional. O estudo adotou como fundamento epistemológico o materialismo histórico- dialético, constituindo-se em uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisados livros, teses, dissertações, artigos científicos e documentos oficiais de políticas públicas relacionadas à educação profissional e de jovens e adultos. Foram ainda analisados documentos referentes ao Proeja disponíveis nas instituições participantes da pesquisa, tais como Projetos Pedagógicos, Planos de Trabalho, Planilhas de Orçamentos e Gastos, dentre outros. Foram ainda realizadas dez entrevistas semi-estruturadas, cujos sujeitos foram detentos que participaram do Proeja de 2009 a 2012 e a então coordenadora local do programa no mesmo período. Nossas análises nos permitiram concluir que, apesar do discurso de educação integral que permeia a política do Proeja, a integração entre a educação básica e a educação profissional na Penitenciária de Uberaba não foi alcançada em sua totalidade, devido, dentre outros aspectos, a questões estruturais da sociedade, à associação histórica entre profissionalização e precarização do trabalho e à organização do sistema prisional.
Abstract: This research is part of the Research Line State, Policy and Management Education, having as main theme the Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) and its implementation at the Penitentiary of Uberaba. The objective was to analyze and understand the political foundations, historical and social program as well as its limits and possibilities for the formation of the inmates of that prison unit. The study adopted the epistemological founding the historical and dialectical materialism, constituting of a bibliographical and documentary research, qualitative. For the development of the survey were analyzed books, theses, dissertations, research papers and official documents of public policies related to education and youth and adult. They also analyzed documents relating to Proeja available at participating institutions of research, such as Pedagogical Projects, Work Plans, Worksheets Budgets and Expenditures, among others. They were held ten semi-structured interviews, whose subjects were prisoners who participated in the Proeja since 2009 to 2012 and then the local coordinator of the program in the meantime. Our analysis led us to conclude that, despite the comprehensive education discourse that permeates Proeja policy, the integration between basic education and vocational education at the Penitentiary of Uberaba was not achieved at all, because, among other things, structural issues society, the historical association between professional and precarious work and the organization of the prison system.
Palabras clave: Educação integral
Educação profissional
Proeja
Integral education
Professional education
Prisioneiros - Ensino profissional
Prisioneiros - Educação - Uberaba (MG)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: OLIVEIRA, Giselle Abreu de. A política educacional do proeja : limites e possibilidades do PROEJA FIC para a formação dos detentos da penitenciária de Uberaba, MG. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.418
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.418
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14034
Fecha de defensa: 24-ago-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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