Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14033
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O filme de animação O Lorax : em busca da trúfula perdida na perspectiva dos estudos culturais
metadata.dc.creator: Rosa, Ludmila Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
metadata.dc.contributor.referee1: Bossler, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Daniela Franco
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho está inserido na Linha Educação em Ciências e Matemática do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o filme de animação O Lorax: em busca da trúfula perdida para compreender quais questões culturais são postas em circulação a partir da temática ambiental. Tomamos como inspiração metodológica a abordagem qualitativa, que possibilitou encontrar formas de representar a realidade, utilizamos a técnica da decupagem para melhor observar o filme e, consequentemente, entender os significados produzidos por ele; analisamo-lo a partir da perspectiva cultural, pois essa vertente contempla as mais variadas esferas da experiência humana e suas transformações, considerando o contexto e as singularidades atuais. Assim, buscamos compreender como o cinema, mais especificamente o artefato do filme de animação, na perspectiva dos Estudos Culturais, materializa-se socialmente na cultura, atua como produtor de saberes e constrói significados importantes na formação do sujeito histórico, social e cultural. Com base na análise do filme, percebemos que as representações de sujeitos da sociedade e da natureza são veiculadas na animação, na maneira pela qual os personagens são apresentados na história e como se configuram suas representações, bem como as principais ferramentas usadas na construção cultural do sujeito. A relevância deste trabalho centra-se na ruptura da utilização do filme apenas como entretenimento, pois ele nos permite um acesso mais consciente à nossa interioridade e, por consequência, com a nossa própria aprendizagem, sendo um dispositivo pedagógico que potencializa novos saberes. Nesse sentido, a visão não é mera habilidade, mas uma construção cultural que se aprende e ensina no interior das práticas sociais, formando identidades.
Abstract: This study is included in the Education in Science and Mathematics line, in Mastership Course, Education Post-Graduate Program in Federal University of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. It is a research which aimed to analyze the animation film Dr. Seuss' The Lorax in order to understand which cultural issues are put into circulation from the environmental approach. We used as methodological inspiration the qualitative approach, which authorized us to find ways of representing reality and we also used the decoupage technique to better understand the movie and, as a consequence, better apprehend meanings produced by it. We analyzed it from the cultural approach, because this line includes the most varied spheres of human experience and their transformations, considering the current context and singularities. Therefore, we seek to understand in what way the cinema, more specifically the animated film artifact, according to cultural studies method, materializes social culture, act as a knowledge producer and builds important meanings in the formation of historical, social and cultural subjects. The film analysis allowed us to perceive that subjects, society and nature are symbolized in the it by the way the characters are presented in the story and how they set their own figurations, as well how the main tools are used in building the cultural subject. The research relevance focuses on the breakdown of using the film only as entertainment, because it allows us a more conscious access to our inner life and, consequently, with our own learning, so it is a pedagogic dispositive that leverages new knowledge. Therefore vision is not merely a skill but a cultural construction that learns and teaches within the social practices, forming identities.
Keywords: Educação
Estudos culturais
Filme de animação
Education
Cultural studies
Animation film
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ROSA, Ludmila Rodrigues. O filme de animação O Lorax : em busca da trúfula perdida na perspectiva dos estudos culturais. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14033
Issue Date: 10-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FilmeAnimacaoLorax.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.