Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14018
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Avaliação formativa no ensino superior : avanços e contradições
Author: Silva, Natália Luiza
First Advisor: Mendes, Olenir Maria
First member of the Committee: Sordi, Mara Regina Lemes de
Second member of the Committee: Coimbra, Camila Lima
Summary: Esta pesquisa trata da avaliação das aprendizagens em cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que têm a avaliação formativa como diretriz em seus projetos político-pedagógicos. O objetivo foi analisar os processos de avaliação das aprendizagens nesses cursos e verificar em que medida constituem uma avaliação para as aprendizagens, cumprindo seu papel pedagógico. O estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira consistiu na análise documental dos projetos político-pedagógicos dos cursos em questão. Posteriormente, foram analisados os planos de ensino dos componentes curriculares ministrados nesses cursos. Na última fase da pesquisa foram feitas entrevistas com professores(as) que demonstraram em seu plano de ensino mais indícios de realizarem a avaliação formativa. Foi possível verificar, com a investigação, que houve um avanço, embora pequeno, no discurso da Instituição, por meio de seus documentos oficiais de planejamento. Alguns deles já explicitam a necessidade de a prática avaliativa ocorrer numa perspectiva formativa. Por outro lado, tanto nos planos de ensino quanto nas entrevistas foram identificados elementos incoerentes com os princípios da avaliação formativa. Acreditamos que esta pesquisa será importante para subsidiar a reflexão acerca das propostas e práticas avaliativas no âmbito da Instituição pesquisada e de outras Instituições de Ensino Superior.
Abstract: This research deals with the evaluation of learning in undergraduate courses of Universidade Federal de Uberlândia (UFU) in which formative evaluation is a guideline in their politicalpedagogical projects. The objective was to analyze the evaluation processes of learning in these courses and to check to what extent they are also part of learning, fulfilling their pedagogical role. The study was conducted in three stages. The first stage constituted the documentary analysis of political-pedagogical projects of the courses in question. Subsequently, the teaching plans of syllabus components taught in these courses were analyzed. The last stage of the research consisted of interviews with professors who showed in their teaching plans more indications of putting formative evaluation in practice. It was possible to check with this research that there was a breakthrough, though small, on the Institution s discourse, through its planning official documents. Some of them have already made explicit the need that the evaluating practice occurs in a formative perspective. On the other hand, incoherent elements with the principles of formative evaluation were identified both the teaching planes and the interviews. We believe this research will be important to promote the reflection on the proposals and evaluation practices in the scope of the institution researched and also other higher education institutions.
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Avaliação formativa
Ensino superior
Learning evaluation
Formative evaluation
Higher education
Avaliação educacional
Prática de ensino
Ensino superior - Avaliação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Natália Luiza. Avaliação formativa no ensino superior : avanços e contradições. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14018
Date of defense: 28-Apr-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoFormativaEnsino.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.