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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Natália Luiza-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:45Z-
dc.date.available2016-02-05-
dc.date.available2016-06-22T18:36:45Z-
dc.date.issued2015-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Natália Luiza. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.255por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14018-
dc.description.abstractThis research deals with the evaluation of learning in undergraduate courses of Universidade Federal de Uberlândia (UFU) in which formative evaluation is a guideline in their politicalpedagogical projects. The objective was to analyze the evaluation processes of learning in these courses and to check to what extent they are also part of learning, fulfilling their pedagogical role. The study was conducted in three stages. The first stage constituted the documentary analysis of political-pedagogical projects of the courses in question. Subsequently, the teaching plans of syllabus components taught in these courses were analyzed. The last stage of the research consisted of interviews with professors who showed in their teaching plans more indications of putting formative evaluation in practice. It was possible to check with this research that there was a breakthrough, though small, on the Institution s discourse, through its planning official documents. Some of them have already made explicit the need that the evaluating practice occurs in a formative perspective. On the other hand, incoherent elements with the principles of formative evaluation were identified both the teaching planes and the interviews. We believe this research will be important to promote the reflection on the proposals and evaluation practices in the scope of the institution researched and also other higher education institutions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação das aprendizagenspor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectLearning evaluationeng
dc.subjectFormative evaluationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopor
dc.titleAvaliação formativa no ensino superior: avanços e contradiçõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Olenir Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4172608Z6por
dc.contributor.referee1Sordi, Mara Regina Lemes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795064P3por
dc.contributor.referee2Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718921D1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273777J3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da avaliação das aprendizagens em cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que têm a avaliação formativa como diretriz em seus projetos político-pedagógicos. O objetivo foi analisar os processos de avaliação das aprendizagens nesses cursos e verificar em que medida constituem uma avaliação para as aprendizagens, cumprindo seu papel pedagógico. O estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira consistiu na análise documental dos projetos político-pedagógicos dos cursos em questão. Posteriormente, foram analisados os planos de ensino dos componentes curriculares ministrados nesses cursos. Na última fase da pesquisa foram feitas entrevistas com professores(as) que demonstraram em seu plano de ensino mais indícios de realizarem a avaliação formativa. Foi possível verificar, com a investigação, que houve um avanço, embora pequeno, no discurso da Instituição, por meio de seus documentos oficiais de planejamento. Alguns deles já explicitam a necessidade de a prática avaliativa ocorrer numa perspectiva formativa. Por outro lado, tanto nos planos de ensino quanto nas entrevistas foram identificados elementos incoerentes com os princípios da avaliação formativa. Acreditamos que esta pesquisa será importante para subsidiar a reflexão acerca das propostas e práticas avaliativas no âmbito da Instituição pesquisada e de outras Instituições de Ensino Superior.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.255por
dc.orcid.putcode81753850-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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