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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O programa de extensão universitária Proext no contexto das políticas educacionais no período de 2003 a 2012 : uma análise a partir da experiência da Universidade Federal de Uberlândia
Author: Rodrigues, Valéria Maria
First Advisor: Silva, Marcelo Soares Pereira da
First member of the Committee: Marques, Mara Rubia Alves
Second member of the Committee: Santos, Catarina de Almeida
Summary: Este trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Extensão Universitária Proext, no contexto das políticas de educação superior e suas implicações na extensão universitária no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia UFU. Situa-se na Linha de Pesquisa de Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação -Faced. Tem como objetivo geral situar o Proext no âmbito das políticas educacionais para a educação superior, no contexto das transformações no papel e significado da universidade na atualidade, e seus desdobramentos na UFU no período de 2003 a 2012. Orientado por alguns objetivos específicos,procurará analisar as políticas educacionais no período de 2003 a 2012 no cenário da sociedade brasileira de modo a compreender sua articulação com as transformações na universidade e, mais especificamente, na UFU, neste mesmo período; situar o debate em torno da extensão universitária no contexto do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras -Forproex, de modo a apreender suas implicações nas políticas de extensão universitária e no âmbito da própria UFU; compreender o Proext no contexto do debate e das políticas de extensão no Brasil e suas implicações na UFU. Metodologicamente se situa no espectro da pesquisa qualitativa e recorreu à análise de conteúdo por meio de pesquisa documental. As principais fontes documentais foram a legislação sobre a extensão universitária no Brasil, especialmente em relação ao Proext, e os documentos produzidos pelo Forproex. Ao longo deste estudo discutimos sobre os significados e contornos que a universidade tem assumido no seu desenvolvimento histórico e as políticas educacionais que vem sendo implementadas no âmbito da educação superior em geral e da extensão universitária em específico. Resgata o debate e algumas experiências no campo da extensão universitária nas universidades públicas e,nesse movimento de análise,discute os sentidos, caminhos e contornos que a extensão universitária vem assumindo nestas universidades. Recupera, também, a contribuição do Forproex neste debate de formulação de propostas para implantação de políticas de extensão e dentre elas, são destacadas o Projeto Rondon, o Programa Brasil Alfabetizado, o Programa de Concessão de Bolsas de Extensão e o Proext, objeto principal da pesquisa realizada. Neste movimento de análise, a UFU é situada de modo a evidenciar as implicações, nesta instituição, das políticas e debates que se desenvolvem no campo da extensão universitária. Ao final foi possível demonstrar que no contexto das políticas educacionais e das políticas implementadas no âmbito da UFU a extensão universitária ainda encontra-se marginalizada, não havendo ações mais consistentes em torno dela. Nesse sentido, foi possível demarcar alguns princípios como o da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a extensão enquanto canal,não apenas de produção,mas também de difusão e troca de saberes, já reafirmadas nas formulações sobre extensão universitária, porém ainda não consolidadas nas práticas enas políticas de extensão. Demonstramos, também que o Proext tem se constituído em uma importante estratégia de fomento às ações de extensão, mas ao mesmo tempo,acaba por contribuir para que a universidade se limite a atuar no seu âmbito uma vez que ele se constitui, essencialmente, na única fonte de fomento à extensão universitária nas instituições públicas de ensino superior do Brasil,o que põe em xeque-mate a autonomia destas instituições.
Abstract: This research has as a survey object the University Extension Program -Proext (in Portuguese), in the context of the university education\'s policiesand its implication in the university extension inside Federal University of Uberlandia -UFU. It is situated in the State, Policiesand Education Management of the Pos-Graduated Program of Education College -Faced (in Portuguese). Has as general subject situate the Proext within the educational policiesfor the superior education, in context of the transformations in the role and significance of the university actually, and its developments at UFU between 2003 and 2012. Oriented by some particular objectives, will try to analyze the educational policies between 2003 and 2012 in the scenery of Brazilian society in such a way to understand its articulation with the transformations at the university and, more specifically, at UFU, in this period; situate a discussion around the university extension in context of The Pro-Rector Extension Forum of Brazilian Public Universities -Forproex ( in Portuguese), in such a way to capture its implications at the university extension policy and in scope of UFU; understand the Proext in the context of the discuss and the extension policies in Brazil and its implications at UFU. Methodologicallyit is situated in the spectrum of the qualitative research and sought to the content analyses through the documental research. The maindocumental sources were the law about university extension in Brazil, specially related to Proext, and the documents produced by Forproex. Throughout this studywe discussed about the meaning and outline that the university hasaccepted in its historical development and the educational policies that has been implanted of the superior education ambit in general and of the university extension specifically. Rescue the discuss and some experiences in the field of university extension at public university and, in this analysis movement, discuss the directions, ways and outlinesthat the university extension has been accepting in these universities. Recover, also, the contribution of Forproext in this discussion of making proposals to providing the extension policies and between them, are highlighted the Rondon Project , the Literacy Program of Brazil, the Provide Extension Funds Program and the Proext, the main subject of this search.In this analysis movement , UFU is situated in such way to evidence the implications, in this institution, of the policies and debates which are developed in the university extension field. At the end it was possible to show that in context of the educational policies and implemented policies at UFU the university extension is still sidelined, there aren´t more consistent actions around it. In this sense , was possible to demarcate some values as the nextricable connection betweeneducation -research -extension and the extension while a channel, not only of the production, but also of diffusion and exchange of knowledge, already reiteratedin the formulations about university extension, however it isn\'t yet consolidated in practices and in extension policies. We demonstrated also, that the Proext has been constituted in a important strategy of foment to the extension actions, but at the same time, it contributes with the limitation of the university in acting in its ambit once that it is made, essentially, at the unique funding source to university extension in the public institutions of Brazil superior study, what gave checkmate the autonomy of these institutions.
Keywords: Políticas de Educação Superior
Extensão Universitária
Proext
UFU
Superior Education Policies
University Extension
Educação e Estado
Extensão Universitária - Brasil
Universidade Federal de Uberlândia - Extensão universitária
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: RODRIGUES, Valéria Maria. O programa de extensão universitária Proext no contexto das políticas educacionais no período de 2003 a 2012 : uma análise a partir da experiência da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.452
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.452
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13999
Date of defense: 29-Aug-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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