Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13996
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Modelagem matemática nos primeiros anos do ensino Fundamental
Autor: Mundim, Joice Silva Marques
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primer miembro de la banca: Davi, Tânia Nunes
Segundo miembro de la banca: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
Resumen: Esta pesquisa busca estudar, analisar e trazer a Modelagem Matemática, como uma alternativa metodológica, para os primeiros anos do Ensino Fundamental, a fim de encontrar novas possibilidades para o ensino e aprendizagem dos saberes matemáticos. O estudo: apresenta sinteticamente as metodologias alternativas para o ensino dos conteúdos matemáticos, com ênfase a Modelagem Matemática, visando superar os problemas existentes no sistema de ensino; evidencia a trajetória, as características, os conceitos e a importância da Modelagem Matemática no ensino e na sociedade; apresenta e discute sobre as possibilidades de concretizar a Modelagem Matemática no processo de ensino nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Nesse caminho de estudo, enfatizamos a importância e a validade da Modelagem Matemática para mudar a situação do ensino e para trazer um processo de aprendizagem contextualizado e inovador aos olhos de todos os envolvidos. Nesse sentido, ficam evidenciadas as contribuições da Modelagem Matemática, enquanto uma alternativa metodológica eficiente e significativa, capaz de trazer os diversos contextos e outras áreas do conhecimento
Abstract: This reseach seeks to study, analise and bring the Mathematics Modelling, as a methodologic choice for the first years of elementary education, to find new possibilities for the teaching and apprentice of mathematics knowledge. The study: synthetically presents the methodologic choices for the teaching of mathematics contents, with emphasis in Mathematics Modelling, aiming to overcome the present problems in the teaching sistem; evidence the route, the features the concepts and the importance of Mathematics Modelling in teaching and in society; presents and discuss about the possibilities to accomplish the Mathematics Modelling in the teaching process at the first years of elementary education. In this way of study, we emphasize the importance and the value of Mathematics Modelling to change the situation of teaching to bring a learning process contextualized and innovative for all envolved. In this sense, are evidenced the contribution of Mathematics Modelling, as an efficient and significative methodologic choice capable to bring many contexts and other knowledge areas
Palabras clave: Modelagem Matemática
Metodologia de Ensino
Educação Matemática
Mathematics Modelling
Teaching Methods
Mathematics Education
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MUNDIM, Joice Silva Marques. Modelagem matemática nos primeiros anos do ensino Fundamental. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.12
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.12
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13996
Fecha de defensa: 29-ene-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ModelagemMatematicaPrimeiros.pdf3.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.