Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13996
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMundim, Joice Silva Marques
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:41Z-
dc.date.available2015-04-30
dc.date.available2016-06-22T18:36:41Z-
dc.date.issued2015-01-29
dc.identifier.citationMUNDIM, Joice Silva Marques. Modelagem matemática nos primeiros anos do ensino Fundamental. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13996-
dc.description.abstractThis reseach seeks to study, analise and bring the Mathematics Modelling, as a methodologic choice for the first years of elementary education, to find new possibilities for the teaching and apprentice of mathematics knowledge. The study: synthetically presents the methodologic choices for the teaching of mathematics contents, with emphasis in Mathematics Modelling, aiming to overcome the present problems in the teaching sistem; evidence the route, the features the concepts and the importance of Mathematics Modelling in teaching and in society; presents and discuss about the possibilities to accomplish the Mathematics Modelling in the teaching process at the first years of elementary education. In this way of study, we emphasize the importance and the value of Mathematics Modelling to change the situation of teaching to bring a learning process contextualized and innovative for all envolved. In this sense, are evidenced the contribution of Mathematics Modelling, as an efficient and significative methodologic choice capable to bring many contexts and other knowledge areaseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectMetodologia de Ensinopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectMathematics Modellingeng
dc.subjectTeaching Methodseng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.titleModelagem matemática nos primeiros anos do ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6por
dc.contributor.referee1Davi, Tânia Nunes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765645A0por
dc.contributor.referee2Campos, Vanessa Therezinha Bueno
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731353T6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315535P3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca estudar, analisar e trazer a Modelagem Matemática, como uma alternativa metodológica, para os primeiros anos do Ensino Fundamental, a fim de encontrar novas possibilidades para o ensino e aprendizagem dos saberes matemáticos. O estudo: apresenta sinteticamente as metodologias alternativas para o ensino dos conteúdos matemáticos, com ênfase a Modelagem Matemática, visando superar os problemas existentes no sistema de ensino; evidencia a trajetória, as características, os conceitos e a importância da Modelagem Matemática no ensino e na sociedade; apresenta e discute sobre as possibilidades de concretizar a Modelagem Matemática no processo de ensino nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Nesse caminho de estudo, enfatizamos a importância e a validade da Modelagem Matemática para mudar a situação do ensino e para trazer um processo de aprendizagem contextualizado e inovador aos olhos de todos os envolvidos. Nesse sentido, ficam evidenciadas as contribuições da Modelagem Matemática, enquanto uma alternativa metodológica eficiente e significativa, capaz de trazer os diversos contextos e outras áreas do conhecimentopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemMatematicaPrimeiros.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.