Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13962
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento da cultura digital na formação inicial do professor de matemática
metadata.dc.creator: Menezes, Douglas Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Junior, Arlindo José de
metadata.dc.contributor.referee1: Morelatti, Maria Raquel Miotto
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Guilherme Saramago de
metadata.dc.description.resumo: Nesta investigação sobre o desenvolvimento da Cultura Digital na Formação Inicial de Professores de Matemática na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) procuramos estudar quais os contributos que a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) podem possibilitar à formação inicial dos futuros professores de Matemática que estão sendo formados pela UFU. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo principal identificar, analisar e discutir os recursos tecnológicos que são utilizados para o desenvolvimento da cultura digital dos discentes na disciplina Informática e Ensino. Dessa maneira, justifica-se esse trabalho pela melhoria do ensino de Matemática com a utilização de recursos tecnológicos. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizados os saberes inerentes da pesquisa de cunho qualitativa, mais especificamente na modalidade do Estudo de Caso Único com múltiplas análises. Foram tomadas como instrumentos para produção dos dados: as notas de campo; fotografias; filmagens das apresentações; documentos produzidos pelos alunos e registros em espaços virtuais restritos aos participantes; questionários e entrevistas aplicados aos seis discentes participantes. Analisamos também a organização e desenvolvimento do docente no ambiente de aprendizagem da plataforma Moodle; algumas teorias utilizadas pelo professor e as trazidas pelos discentes no desenvolvimento dos projetos Produção do Conhecimento e Projeto Integrado de Prática Educativa - PIPE . Dessa forma, a pesquisa contribui com aspectos importantes na constituição da cultura digital dos futuros professores de Matemática, tais como: Organização de ambiente de aprendizagem e produção de atividades educativas sobre ensinar e aprender matemática com Tecnologias de Informação e Comunicação o que permitiu o desenvolvimento da cultura digital dos discentes em formação inicial do curso de Matemática da UFU.
Abstract: This research on the development of Digital Culture in Initial Teacher Training in Mathematics at the Federal University of Uberlandia (UFU) tried to study how it can help the Information and Communication Technology (ICT) can enable the initial training of future mathematics teachers who are being formed by the UFU. In this sense, this research aimed to identify, analyze and discuss the technological resources that are used for the development of digital culture of students in the discipline Computers and Education. Thus, this work is justified by the improvement of mathematics teaching with the use of technological resources. For the analysis and interpretation of data inherent knowledge of the qualitative nature of research, specifically in the form of the Single Case Study with multiple analyzes were used. Were used as instruments for the production of data: field notes; photographs; footage of the presentations; documents produced by the students and records restricted to participants in virtual spaces; questionnaires and interviews applied to the six participating students. We also analyze the organization and development of the teaching learning environment Moodle platform; some theories used by the teacher and the students brought by the development of the project Production of Knowledge and Integrated Project for Educational Practice PIPE . Thus, the research contributes important aspects of digital culture in the constitution of the future teachers of mathematics, such as: Organization Learning and production of educational activities on teaching and learning mathematics with Information Technologies and Communication environment which allowed the development of digital literacy of students in initial training of mathematics courses UFU.
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação
Cultura digital
Formação inicial de professores de Matemática
Information Technology and Communication
Digital culture
Initial training of teachers of Mathematics
Professores de Matemática - formação
Cultura e tecnologia
Tecnologia de ponta e educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MENEZES, Douglas Carvalho de. Desenvolvimento da cultura digital na formação inicial do professor de matemática. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13962
Issue Date: 27-Mar-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoCulturaDigital.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.