Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13962
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMenezes, Douglas Carvalho de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:34Z-
dc.date.available2014-09-03-
dc.date.available2016-06-22T18:36:34Z-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.citationMENEZES, Douglas Carvalho de. Desenvolvimento da cultura digital na formação inicial do professor de matemática. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.245por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13962-
dc.description.abstractThis research on the development of Digital Culture in Initial Teacher Training in Mathematics at the Federal University of Uberlandia (UFU) tried to study how it can help the Information and Communication Technology (ICT) can enable the initial training of future mathematics teachers who are being formed by the UFU. In this sense, this research aimed to identify, analyze and discuss the technological resources that are used for the development of digital culture of students in the discipline Computers and Education. Thus, this work is justified by the improvement of mathematics teaching with the use of technological resources. For the analysis and interpretation of data inherent knowledge of the qualitative nature of research, specifically in the form of the Single Case Study with multiple analyzes were used. Were used as instruments for the production of data: field notes; photographs; footage of the presentations; documents produced by the students and records restricted to participants in virtual spaces; questionnaires and interviews applied to the six participating students. We also analyze the organization and development of the teaching learning environment Moodle platform; some theories used by the teacher and the students brought by the development of the project Production of Knowledge and Integrated Project for Educational Practice PIPE . Thus, the research contributes important aspects of digital culture in the constitution of the future teachers of mathematics, such as: Organization Learning and production of educational activities on teaching and learning mathematics with Information Technologies and Communication environment which allowed the development of digital literacy of students in initial training of mathematics courses UFU.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subjectFormação inicial de professores de Matemáticapor
dc.subjectInformation Technology and Communicationeng
dc.subjectDigital cultureeng
dc.subjectInitial training of teachers of Mathematicseng
dc.subjectProfessores de Matemática - formaçãopor
dc.subjectCultura e tecnologiapor
dc.subjectTecnologia de ponta e educaçãopor
dc.titleDesenvolvimento da cultura digital na formação inicial do professor de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Morelatti, Maria Raquel Miotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723922H2por
dc.contributor.referee2Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290531E1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNesta investigação sobre o desenvolvimento da Cultura Digital na Formação Inicial de Professores de Matemática na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) procuramos estudar quais os contributos que a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) podem possibilitar à formação inicial dos futuros professores de Matemática que estão sendo formados pela UFU. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo principal identificar, analisar e discutir os recursos tecnológicos que são utilizados para o desenvolvimento da cultura digital dos discentes na disciplina Informática e Ensino. Dessa maneira, justifica-se esse trabalho pela melhoria do ensino de Matemática com a utilização de recursos tecnológicos. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizados os saberes inerentes da pesquisa de cunho qualitativa, mais especificamente na modalidade do Estudo de Caso Único com múltiplas análises. Foram tomadas como instrumentos para produção dos dados: as notas de campo; fotografias; filmagens das apresentações; documentos produzidos pelos alunos e registros em espaços virtuais restritos aos participantes; questionários e entrevistas aplicados aos seis discentes participantes. Analisamos também a organização e desenvolvimento do docente no ambiente de aprendizagem da plataforma Moodle; algumas teorias utilizadas pelo professor e as trazidas pelos discentes no desenvolvimento dos projetos Produção do Conhecimento e Projeto Integrado de Prática Educativa - PIPE . Dessa forma, a pesquisa contribui com aspectos importantes na constituição da cultura digital dos futuros professores de Matemática, tais como: Organização de ambiente de aprendizagem e produção de atividades educativas sobre ensinar e aprender matemática com Tecnologias de Informação e Comunicação o que permitiu o desenvolvimento da cultura digital dos discentes em formação inicial do curso de Matemática da UFU.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.245por
dc.orcid.putcode81753692-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesenvolvimentoCulturaDigital.pdf4.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.