Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História |
Author: | Linhares, Izaudir Diniz |
First Advisor: | Puentes, Roberto Valdés |
First member of the Committee: | Aquino, Orlando Fernandéz |
Second member of the Committee: | Melo, Geovana Ferreira |
Summary: | Com o propósito de fundamentar o arcabouço teórico desta dissertação realizou-se um estudo exploratório em escolas de ensino médio de Uberlândia, Minas Gerais. Seu objetivo foi diagnosticar quem são, e o que fazem os professores de História que atuam no Ensino Médio; compreender como esses professores desenvolvem suas práticas pedagógicas e identificar como se processam as relações entre os professores e suas práticas no decorrer da atuação profissional. Foram realizados entrevistas com questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e observação de aulas. Foi investigado o perfil da aula, vista como o espaço fundamental onde se dá o processo de ensino e aprendizagem. Procuramos destacar a gestão da matéria e da classe à procura de elementos que possam contribuir para a interpretação e conhecimento sobre o perfil da docência que figura na amostra de professores e alunos pesquisados. Examinou-se a visão que os professores têm sobre a gestão da matéria quanto ao planejamento, execução e avaliação dos conteúdos. Buscamos identificar as práticas e as experiências dos docentes do Ensino Médio. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de ampliar a discussão e a compreensão de como ocorre, na prática, a relação entre professor/conteúdo/aluno. Os dados apontam as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, mas também apontam a existência de práticas que colaboram para bons resultados ao final do processo de conclusão do ensino médio, como por exemplo, o número de alunos das escolas públicas de Uberlândia que ingressam no ensino superior. |
Abstract: | An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges. |
Keywords: | Ensino médio Gestão da matéria Gestão da classe Perfil da Aula Rede estadual High school Subject management Class management Lecture profiling Public education História - Ensino e estudo |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937 |
Date of defense: | 29-Aug-2013 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoMedioUberlandia.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.