Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História
Author: Linhares, Izaudir Diniz
First Advisor: Puentes, Roberto Valdés
First member of the Committee: Aquino, Orlando Fernandéz
Second member of the Committee: Melo, Geovana Ferreira
Summary: Com o propósito de fundamentar o arcabouço teórico desta dissertação realizou-se um estudo exploratório em escolas de ensino médio de Uberlândia, Minas Gerais. Seu objetivo foi diagnosticar quem são, e o que fazem os professores de História que atuam no Ensino Médio; compreender como esses professores desenvolvem suas práticas pedagógicas e identificar como se processam as relações entre os professores e suas práticas no decorrer da atuação profissional. Foram realizados entrevistas com questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e observação de aulas. Foi investigado o perfil da aula, vista como o espaço fundamental onde se dá o processo de ensino e aprendizagem. Procuramos destacar a gestão da matéria e da classe à procura de elementos que possam contribuir para a interpretação e conhecimento sobre o perfil da docência que figura na amostra de professores e alunos pesquisados. Examinou-se a visão que os professores têm sobre a gestão da matéria quanto ao planejamento, execução e avaliação dos conteúdos. Buscamos identificar as práticas e as experiências dos docentes do Ensino Médio. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de ampliar a discussão e a compreensão de como ocorre, na prática, a relação entre professor/conteúdo/aluno. Os dados apontam as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, mas também apontam a existência de práticas que colaboram para bons resultados ao final do processo de conclusão do ensino médio, como por exemplo, o número de alunos das escolas públicas de Uberlândia que ingressam no ensino superior.
Abstract: An exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges.
Keywords: Ensino médio
Gestão da matéria
Gestão da classe
Perfil da Aula
Rede estadual
High school
Subject management
Class management
Lecture profiling
Public education
História - Ensino e estudo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: LINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937
Date of defense: 29-Aug-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoMedioUberlandia.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.