Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLinhares, Izaudir Diniz-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:30Z-
dc.date.available2013-11-26-
dc.date.available2016-06-22T18:36:30Z-
dc.date.issued2013-08-29-
dc.identifier.citationLINHARES, Izaudir Diniz. O ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de História. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13937-
dc.description.abstractAn exploratory research took place in Uberlândia, Minas Gerais, specifically in high schools, in order to create theory basis of this work. The aim of the study was to find out who the History teachers are and how they act. So that, it would be possible to understand how they build their instructor knowledge, develop their pedagogical practices and identify the relation between the teachers, the knowledge and their professional practices. The research was conducted through interviews, using semi-structured questionnaires containing multiple choice and open questions, beside lecture observations. During the evaluation, the intention was to highlight the subject and class management, picturing elements about the teacher\'s didactics profile. The research examined the view of the teachers about the subject management, which is composed by planning, lecturing and assessing. The results pointed the necessity of broader discussion and comprehension about the practical relationship between teachers, content and students. Nevertheless, even the data showing the necessity of enhancement, the public high schools in Uberlândia have presented bruising number of approved students in good quality colleges.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGestão da matériapor
dc.subjectGestão da classepor
dc.subjectPerfil da Aulapor
dc.subjectRede estadualpor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectSubject managementeng
dc.subjectClass managementeng
dc.subjectLecture profilingeng
dc.subjectPublic educationeng
dc.subjectHistória - Ensino e estudopor
dc.titleO ensino médio em Uberlândia: o perfil do professor e da aula de Históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Puentes, Roberto Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730195J3por
dc.contributor.referee1Aquino, Orlando Fernandéz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248582P5por
dc.contributor.referee2Melo, Geovana Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763403A3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481277T5por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoCom o propósito de fundamentar o arcabouço teórico desta dissertação realizou-se um estudo exploratório em escolas de ensino médio de Uberlândia, Minas Gerais. Seu objetivo foi diagnosticar quem são, e o que fazem os professores de História que atuam no Ensino Médio; compreender como esses professores desenvolvem suas práticas pedagógicas e identificar como se processam as relações entre os professores e suas práticas no decorrer da atuação profissional. Foram realizados entrevistas com questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e observação de aulas. Foi investigado o perfil da aula, vista como o espaço fundamental onde se dá o processo de ensino e aprendizagem. Procuramos destacar a gestão da matéria e da classe à procura de elementos que possam contribuir para a interpretação e conhecimento sobre o perfil da docência que figura na amostra de professores e alunos pesquisados. Examinou-se a visão que os professores têm sobre a gestão da matéria quanto ao planejamento, execução e avaliação dos conteúdos. Buscamos identificar as práticas e as experiências dos docentes do Ensino Médio. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de ampliar a discussão e a compreensão de como ocorre, na prática, a relação entre professor/conteúdo/aluno. Os dados apontam as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, mas também apontam a existência de práticas que colaboram para bons resultados ao final do processo de conclusão do ensino médio, como por exemplo, o número de alunos das escolas públicas de Uberlândia que ingressam no ensino superior.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.329-
dc.orcid.putcode81753625-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoMedioUberlandia.pdf2.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.