Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13935
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O pensamento educacional de Francisco Lucrécio e Ironides Rodrigues
Autor(es): Santos, Gilca Ribeiro
Primeiro orientador: Quillici Neto, Armindo
Resumo: Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX, sob a influência das idéias positivistas, o Brasil foi palco de um processo acelerado de urbanização e industrialização. No terreno educacional, a cidade abrigava a expansão da rede de ensino, a qual era formada por diferentes tipos de escolas: pública, particular, leiga, religiosa, profissionalizante, de prendas domésticas. Foi nesse contexto que emergiram escolas para diversos grupos específicos, dentre as quais aquelas destinadas à população de cor . Duas experiências educativas organizadas pela Frente Negra Brasileira-FNB e o Teatro Experimental do Negro TEN figuram como experiências exitosas, entre os anos de 1930 a 1960. A presente investigação analisa o pensamento educacional do professor do Curso de Alfabetização da Frente Negra, Francisco Lucrécio e do professor do Curso de Alfabetização do Teatro Experimental do Negro, Ironides Rodrigues que dedicaram suas vidas à educação e questões relacionadas à população negra.
Abstract: Between the late 19th century and the first decades of the 20th century, under the influence of the positivist ideas, Brazil was facing an accelerated process of urbanization and industrialization. In educational field, the city was a place to the expansion of the school system, which was formed by different types of schools: public, private, laical, religious, technical, of homemaking. It was in this context that emerged several schools for specific groups, among which those intended for the \"people of color\". Two educational experiences organized by the Brazilian Black Front-BBF and Black s Experimental Theater- BET figure as successful experiences between the years 1930-1960. This research examines the educational thought of the Professor from the Literacy Course of the Black Front, Francisco Lucrécio and Professor of the Literacy Course of Black s Experimental Theater, Ironides Rodrigues who dedicated their lives to education and issues related to the black population.
Palavras-chave: História da educação
Movimento negro
Relações raciais
History of education
Black movement
Race relations
Educação História
Negros - Aspectos sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SANTOS, Gilca Ribeiro. O pensamento educacional de Francisco Lucrécio e Ironides Rodrigues. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.263
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.263
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13935
Data de defesa: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PensamentoEducacionalFrancisco.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.