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dc.creatorSantos, Gilca Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:30Z-
dc.date.available2013-10-31-
dc.date.available2016-06-22T18:36:30Z-
dc.date.issued2013-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Gilca Ribeiro. O pensamento educacional de Francisco Lucrécio e Ironides Rodrigues. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.263por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13935-
dc.description.abstractBetween the late 19th century and the first decades of the 20th century, under the influence of the positivist ideas, Brazil was facing an accelerated process of urbanization and industrialization. In educational field, the city was a place to the expansion of the school system, which was formed by different types of schools: public, private, laical, religious, technical, of homemaking. It was in this context that emerged several schools for specific groups, among which those intended for the \"people of color\". Two educational experiences organized by the Brazilian Black Front-BBF and Black s Experimental Theater- BET figure as successful experiences between the years 1930-1960. This research examines the educational thought of the Professor from the Literacy Course of the Black Front, Francisco Lucrécio and Professor of the Literacy Course of Black s Experimental Theater, Ironides Rodrigues who dedicated their lives to education and issues related to the black population.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectBlack movementeng
dc.subjectRace relationseng
dc.subjectEducação Históriapor
dc.subjectNegros - Aspectos sociaispor
dc.titleO pensamento educacional de Francisco Lucrécio e Ironides Rodriguespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911Z9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499042U8por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEntre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX, sob a influência das idéias positivistas, o Brasil foi palco de um processo acelerado de urbanização e industrialização. No terreno educacional, a cidade abrigava a expansão da rede de ensino, a qual era formada por diferentes tipos de escolas: pública, particular, leiga, religiosa, profissionalizante, de prendas domésticas. Foi nesse contexto que emergiram escolas para diversos grupos específicos, dentre as quais aquelas destinadas à população de cor . Duas experiências educativas organizadas pela Frente Negra Brasileira-FNB e o Teatro Experimental do Negro TEN figuram como experiências exitosas, entre os anos de 1930 a 1960. A presente investigação analisa o pensamento educacional do professor do Curso de Alfabetização da Frente Negra, Francisco Lucrécio e do professor do Curso de Alfabetização do Teatro Experimental do Negro, Ironides Rodrigues que dedicaram suas vidas à educação e questões relacionadas à população negra.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.263-
dc.orcid.putcode81753670-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
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