Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13925
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Dialógica Buberiana e educação comunitária
Autor(es): Bourckhardt, Gelson Neri
Primeiro orientador: Danelon, Márcio
Primeiro membro da banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Segundo membro da banca: Santiago, Maria Betânia do Nascimento
Resumo: Esta dissertação se ocupa com o tema dialógica buberiana e educação comunitária. Num primeiro momento, a pesquisa trata das influências que forjaram o pensamento de Martin Buber. Entre elas, destacam-se correntes filosóficas e filósofos que formam o pano de fundo para a gestação da dialógica buberiana: existencialismo, personalismo, Kierkegaard, Feuerbach, Nietzsche, Dilthey, Landauer, Rosenzweig. Além disso, dá-se atenção especial ao Hassidismo: base teórica e fundante para se entender a filosofia do diálogo de Martin Buber. Num segundo momento, ocupando o centro da dissertação, analisa-se a dialógica buberiana à luz de suas obras e de sua antropologia filosófica. Dentre as obras, destacam-se aquelas que são consideradas fundamentais para a feitura da filosofia do diálogo: Eu e Tu, Diálogo e Elementos do Inter-humano. Ainda no mesmo capítulo, chama-se atenção para o fato de que a grande contribuição de Buber para a antropologia foi o fato de tratar o homem em sua integralidade. Tendo o embasamento teórico da dialógica buberiana, a dissertação procura fazer o caminho para a práxis. No terceiro momento, procura-se discutir a possibilidade de uma educação comunitária a partir da dialógica buberiana. Neste sentido, dirige-se o olhar para a experiência vital da modernidade. Após, ocupa-se brevemente com as teorias pedagógicas, as quais são vistas como meios na educação escolar. Disso, ainda no terceiro momento, são contemplados o fundamento da atuação educacional a inclusão, o sentido da educação comunitária e a tarefa mais importante na prática do educador: tomar parte na vida dos alunos.
Abstract: This dissertation if occupies with the theme buberiana dialogical and community education. At first, the research addresses the influences that shaped the thought of Martin Buber. Among them, we highlight philosophies and philosophers that form the background for the gestation of dialogic buberiana: existentialism, personalism, Kierkegaard, Feuerbach, Nietzsche, Dilthey, Landauer, Rosenzweig. It also gives a special attention to Hasidism: theoretical and foundational to understanding the philosophy of dialogue buberiana. Secondly, occupying the center of the dissertation, analyzes the dialogic buberiana the light of his works and his philosophical anthropology. Among the works, we highlight those that are considered fundamental to the making of the philosophy of dialogue: I and Thou, Dialogue and Elements of Inter-human. Also in the same chapter, attention is drawn to the fact that the great contribution of Buber for anthropology was that of treating the man in their entirety. Having the theoretical foundation of dialogic buberiana, the dissertation seeks to make the path to praxis. In the third phase, seeks to discuss the possibility of a community education from the dialogic buberiana. In this sense, goes looking for the vital experience of modernity. After occupies briefly with pedagogical theories, which are seen as a means in education. Addition, still in third moment, are contemplated the foundation of actuation educational - the inclusion, the meaning of community education and the most important task in practice of the educator: take part in lives of students.
Palavras-chave: Dialógica Buberiana
Educação comunitária
Inclusão
Dialogic Buberiana
Community education
Inclusion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: BOURCKHARDT, Gelson Neri. Dialógica Buberiana e educação comunitária. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.279
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.279
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13925
Data de defesa: 1-Jul-2013
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