Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13925
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Dialógica Buberiana e educação comunitária
Author: Bourckhardt, Gelson Neri
First Advisor: Danelon, Márcio
First member of the Committee: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Second member of the Committee: Santiago, Maria Betânia do Nascimento
Summary: Esta dissertação se ocupa com o tema dialógica buberiana e educação comunitária. Num primeiro momento, a pesquisa trata das influências que forjaram o pensamento de Martin Buber. Entre elas, destacam-se correntes filosóficas e filósofos que formam o pano de fundo para a gestação da dialógica buberiana: existencialismo, personalismo, Kierkegaard, Feuerbach, Nietzsche, Dilthey, Landauer, Rosenzweig. Além disso, dá-se atenção especial ao Hassidismo: base teórica e fundante para se entender a filosofia do diálogo de Martin Buber. Num segundo momento, ocupando o centro da dissertação, analisa-se a dialógica buberiana à luz de suas obras e de sua antropologia filosófica. Dentre as obras, destacam-se aquelas que são consideradas fundamentais para a feitura da filosofia do diálogo: Eu e Tu, Diálogo e Elementos do Inter-humano. Ainda no mesmo capítulo, chama-se atenção para o fato de que a grande contribuição de Buber para a antropologia foi o fato de tratar o homem em sua integralidade. Tendo o embasamento teórico da dialógica buberiana, a dissertação procura fazer o caminho para a práxis. No terceiro momento, procura-se discutir a possibilidade de uma educação comunitária a partir da dialógica buberiana. Neste sentido, dirige-se o olhar para a experiência vital da modernidade. Após, ocupa-se brevemente com as teorias pedagógicas, as quais são vistas como meios na educação escolar. Disso, ainda no terceiro momento, são contemplados o fundamento da atuação educacional a inclusão, o sentido da educação comunitária e a tarefa mais importante na prática do educador: tomar parte na vida dos alunos.
Abstract: This dissertation if occupies with the theme buberiana dialogical and community education. At first, the research addresses the influences that shaped the thought of Martin Buber. Among them, we highlight philosophies and philosophers that form the background for the gestation of dialogic buberiana: existentialism, personalism, Kierkegaard, Feuerbach, Nietzsche, Dilthey, Landauer, Rosenzweig. It also gives a special attention to Hasidism: theoretical and foundational to understanding the philosophy of dialogue buberiana. Secondly, occupying the center of the dissertation, analyzes the dialogic buberiana the light of his works and his philosophical anthropology. Among the works, we highlight those that are considered fundamental to the making of the philosophy of dialogue: I and Thou, Dialogue and Elements of Inter-human. Also in the same chapter, attention is drawn to the fact that the great contribution of Buber for anthropology was that of treating the man in their entirety. Having the theoretical foundation of dialogic buberiana, the dissertation seeks to make the path to praxis. In the third phase, seeks to discuss the possibility of a community education from the dialogic buberiana. In this sense, goes looking for the vital experience of modernity. After occupies briefly with pedagogical theories, which are seen as a means in education. Addition, still in third moment, are contemplated the foundation of actuation educational - the inclusion, the meaning of community education and the most important task in practice of the educator: take part in lives of students.
Keywords: Dialógica Buberiana
Educação comunitária
Inclusão
Dialogic Buberiana
Community education
Inclusion
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: BOURCKHARDT, Gelson Neri. Dialógica Buberiana e educação comunitária. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.279
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.279
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13925
Date of defense: 1-Jul-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gelson Neri.pdf685.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.