Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13924
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O programa institucional de bolsa de iniciação à docência PIBID na formação inicial de professores de matemática |
Autor: | Moura, Eliton Meireles de |
Primer orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primer miembro de la banca: | Mendes, Olenir Maria |
Segundo miembro de la banca: | Manrique, Ana Lúcia |
Resumen: | Nessa pesquisa, procuramos compreender o espaço de formação proporcionado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática que desenvolveram atividades em uma escola pública. O objetivo do Programa é qualificá-los para uma prática docente de qualidade, voltada para o ensino das instituições públicas de Ensino Básico. Decidimos realizar uma pesquisa qualitativa do tipo estudo do tipo etnográfico. Durante um ano e meio, estivemos presentes nas reuniões e em atividades do Grupo e realizamos o que se qualifica como observação participante. Para a obtenção dos dados, utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa: notas de campo do pesquisador a partir de observação do cotidiano do grupo, fotografias e filmagens das atividades, análise de documentos e bancos de dados produzidos, física e digitalmente, além de questionários e entrevistas com registros escritos, que se complementaram e permitiram estabelecer uma triangulação das informações coletadas. Analisamos a trajetória do Grupo em três eixos: no primeiro, apresentamos e compreendemos os caminhos percorridos pelos pibidianos no processo de constituição de espaços de formação, de produção e de capacitação profissional; no segundo, procuramos compreender o processo de produção de saberes daquele grupo; e, no terceiro eixo, analisamos como o espaço de formação do PIBID está sendo integrado a outros espaços de formação do Curso de Licenciatura em Matemática da UFU. A trajetória percorrida pelo grupo foi marcada por um processo de reflexão e de discussão sistemático e coletivo, que favoreceu a busca de melhores condições profissionais e também confirmou um caminho possível a ser trilhado na formação inicial de professores. |
Abstract: | This research sought to understand the space training provided by Institutional Scholarship Program Initiation of Teaching to a group of students of Degree in Mathematics that had activities developed in the same public school. The goal is to qualify them for teaching practice for these basic institutions. We decided to conduct a qualitative study of type ethnographic case study. For a year and a half while we were at the meetings and activities of the Group, we did what we call as a participant observation. To obtain the data, we used different survey instruments: the researcher\'s field notes through his observation of everyday life of the group, photographs and filming of the activities, document analysis and database produced, physically and digitally, in addition to questionnaires and interviews with records written, which complemented each other and helped establish a triangulation of information collected. We analyze the trajectory of the group on three axes: on the first, we present and understand the paths taken by the Group in the process of setting up training spaces, and production of their professional training, in the second, we analyze how the space of PIBID is being integrated with others spaces of formations in the educational institution of the degree course in mathematics and, in the third axis, we understand the process of knowledge production of that group. The trajectory taken by the group was marked by a process of reflection and discussion systematic and collective, which favored the pursuit for be a better professional and also confirmed a possible path to be followed in initial teacher education. |
Palabras clave: | Formação inicial de professores de matemática PIBID Educação matemática Saberes e práticas educativas Initial training of teachers of mathematics Scholarship PIBID Mathematics education Knowledge and educational practices Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Matemática Formação de professores - Matemática |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | MOURA, Eliton Meireles de. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência PIBID na formação inicial de professores de matemática. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.14 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.14 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13924 |
Fecha de defensa: | 27-ene-2013 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliton Meireles.pdf | 3.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.