Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoura, Eliton Meireles de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:28Z-
dc.date.available2013-08-27-
dc.date.available2016-06-22T18:36:28Z-
dc.date.issued2013-01-27-
dc.identifier.citationMOURA, Eliton Meireles de. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência PIBID na formação inicial de professores de matemática. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.14por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13924-
dc.description.abstractThis research sought to understand the space training provided by Institutional Scholarship Program Initiation of Teaching to a group of students of Degree in Mathematics that had activities developed in the same public school. The goal is to qualify them for teaching practice for these basic institutions. We decided to conduct a qualitative study of type ethnographic case study. For a year and a half while we were at the meetings and activities of the Group, we did what we call as a participant observation. To obtain the data, we used different survey instruments: the researcher\'s field notes through his observation of everyday life of the group, photographs and filming of the activities, document analysis and database produced, physically and digitally, in addition to questionnaires and interviews with records written, which complemented each other and helped establish a triangulation of information collected. We analyze the trajectory of the group on three axes: on the first, we present and understand the paths taken by the Group in the process of setting up training spaces, and production of their professional training, in the second, we analyze how the space of PIBID is being integrated with others spaces of formations in the educational institution of the degree course in mathematics and, in the third axis, we understand the process of knowledge production of that group. The trajectory taken by the group was marked by a process of reflection and discussion systematic and collective, which favored the pursuit for be a better professional and also confirmed a possible path to be followed in initial teacher education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicial de professores de matemáticapor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectSaberes e práticas educativaspor
dc.subjectInitial training of teachers of mathematicseng
dc.subjectScholarship PIBIDeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectKnowledge and educational practiceseng
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Matemáticapor
dc.subjectFormação de professores - Matemáticapor
dc.titleO programa institucional de bolsa de iniciação à docência PIBID na formação inicial de professores de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Mendes, Olenir Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4172608Z6por
dc.contributor.referee2Manrique, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701518U6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484400U4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNessa pesquisa, procuramos compreender o espaço de formação proporcionado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática que desenvolveram atividades em uma escola pública. O objetivo do Programa é qualificá-los para uma prática docente de qualidade, voltada para o ensino das instituições públicas de Ensino Básico. Decidimos realizar uma pesquisa qualitativa do tipo estudo do tipo etnográfico. Durante um ano e meio, estivemos presentes nas reuniões e em atividades do Grupo e realizamos o que se qualifica como observação participante. Para a obtenção dos dados, utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa: notas de campo do pesquisador a partir de observação do cotidiano do grupo, fotografias e filmagens das atividades, análise de documentos e bancos de dados produzidos, física e digitalmente, além de questionários e entrevistas com registros escritos, que se complementaram e permitiram estabelecer uma triangulação das informações coletadas. Analisamos a trajetória do Grupo em três eixos: no primeiro, apresentamos e compreendemos os caminhos percorridos pelos pibidianos no processo de constituição de espaços de formação, de produção e de capacitação profissional; no segundo, procuramos compreender o processo de produção de saberes daquele grupo; e, no terceiro eixo, analisamos como o espaço de formação do PIBID está sendo integrado a outros espaços de formação do Curso de Licenciatura em Matemática da UFU. A trajetória percorrida pelo grupo foi marcada por um processo de reflexão e de discussão sistemático e coletivo, que favoreceu a busca de melhores condições profissionais e também confirmou um caminho possível a ser trilhado na formação inicial de professores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.14-
dc.orcid.putcode81753624-
dc.crossref.doibatchid46fda519-77f9-4401-9554-2dfc019dfb92-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliton Meireles.pdf3.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.