Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
Autor(es): Silva, Naira Vincenzi da
Primeiro orientador: Mendes, Elise Barbosa
Primeiro membro da banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Segundo membro da banca: Alves, João Bosco da Mota
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa e classificada como practical and participatory action research designs (desenho de pesquisa de prática e ação participativa), que tem como intuito criar um desenho instrucional para uma métrica da aprendizagem do Software Domus Procel Edifica, integrando mapas conceituais à taxonomia revisada de Bloom em um sistema inteligente de avaliação na Web. Essa métrica alinha mapas conceituais curriculares, conhecimentos procedimentais e conceituais do software Domus − Procel Edifica aos processos cognitivos de retenção, entendimento e aplicação, oferecendo um modelo de desenho instrucional, que atribui pesos aos processos cognitivos alcançados pelos estudantes e identifica alguns princípios para sua aplicabilidade na avaliação da aprendizagem a distância. Apresenta-se ainda, resultados de alinhamento, inferência de pesos e um esboço da sequência lógica e etapas de execução do sistema inteligente, associando-se algumas telas de exemplificação.
Abstract: This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.
Palavras-chave: Mapas conceituais
Taxonomia de bloom
Sistema especialista
Tutor inteligente
Avaliação online
Concept maps
Bloom taxonomy
Specialist system
Intelligent tutor
Online evaluation
Domus Procel Edifica
Ensino a distância Avaliação
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
Data de defesa: 13-Mar-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naira Vincenzi parte1.pdf4.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Naira Vincenzi parte2.pdf10.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Naira Vincenzi parte3.pdf8.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.