Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Naira Vincenzi da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:28Z-
dc.date.available2013-07-09-
dc.date.available2016-06-22T18:36:28Z-
dc.date.issued2013-03-13-
dc.identifier.citationSILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920-
dc.description.abstractThis study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectTaxonomia de bloompor
dc.subjectSistema especialistapor
dc.subjectTutor inteligentepor
dc.subjectAvaliação onlinepor
dc.subjectConcept mapseng
dc.subjectBloom taxonomyeng
dc.subjectSpecialist systemeng
dc.subjectIntelligent tutoreng
dc.subjectOnline evaluationeng
dc.subjectDomus Procel Edificapor
dc.subjectEnsino a distância Avaliaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleEstudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na webpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6por
dc.contributor.referee1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8por
dc.contributor.referee2Alves, João Bosco da Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231263J2por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa e classificada como practical and participatory action research designs (desenho de pesquisa de prática e ação participativa), que tem como intuito criar um desenho instrucional para uma métrica da aprendizagem do Software Domus Procel Edifica, integrando mapas conceituais à taxonomia revisada de Bloom em um sistema inteligente de avaliação na Web. Essa métrica alinha mapas conceituais curriculares, conhecimentos procedimentais e conceituais do software Domus − Procel Edifica aos processos cognitivos de retenção, entendimento e aplicação, oferecendo um modelo de desenho instrucional, que atribui pesos aos processos cognitivos alcançados pelos estudantes e identifica alguns princípios para sua aplicabilidade na avaliação da aprendizagem a distância. Apresenta-se ainda, resultados de alinhamento, inferência de pesos e um esboço da sequência lógica e etapas de execução do sistema inteligente, associando-se algumas telas de exemplificação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183-
dc.orcid.putcode81753654-
dc.crossref.doibatchidd4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Naira Vincenzi parte1.pdf4.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Naira Vincenzi parte2.pdf10.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Naira Vincenzi parte3.pdf8.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.