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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O lugar do ensino de Geografia nos cursos de Pedagogia na modalidade a distância: possibilidades e desafios
Autor(es): Araújo, Sarah Mendonça de
Primeiro orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primeiro membro da banca: Freitas, Maria Teresa Menezes
Segundo membro da banca: Lastória, Andréa Coelho
Resumo: O ensino de Geografia, em sua trajetória histórica, constitui-se uma área de muitas inquietações e transformações. Por muitos anos, o ensino dessa disciplina foi marcado pela tendência tradicional de educação baseada na memorização e por uma abordagem não crítica da realidade. Reconhecendo a importância dessa disciplina para a formação dos cidadãos, e considerando a grande expansão dos cursos oferecidos na modalidade a distância no país, sobretudo no âmbito da formação de professores, nossa pesquisa objetivou identificar como as disciplinas voltadas para o ensino de Geografia vêm sendo propostas nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia na modalidade a distância de instituições públicas de ensino superior das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. No presente trabalho realizamos uma análise documental de vinte e um projetos pedagógicos e constatamos que o delineamento curricular da disciplina Geografia nos cursos de Pedagogia a distância está longe de expressar consenso ou uma perspectiva similar nas universidades investigadas. Dentre os apontamentos realizados, destacamos que aspectos importantes da realidade da educação a distância ainda não são devidamente detalhados e planejados nos projetos pedagógicos dos cursos. Também evidenciamos a significativa diversidade de proposição da disciplina Geografia nos projetos e o destaque nas ementas dos temas que abordam questões específicas relacionadas ao ensino de geografia em detrimento dos aspectos investigativos e dos conteúdos próprios da disciplina.
Abstract: From an historical point of view, the teaching of Geography has been a field with many transformations and disturbances. For many years, the traditional approach has shaped the teaching of Geography, basing itself on memorization and noncritical contact with reality. Accepting the importance of this subject for preparing students for citizenship and considering the great expansion of distance learning in our country, mainly for teacher education, our research was directed towards identifying how subject matters that explore the teaching of Geography have been proposed in pedagogical projects for Pedagogy majors in public institutions in Brazil, mainly in the southern, southwestern and center-and-western regions of Brazil. This work analyzes documents pertinent to twenty one pedagogical projects permitting to conclude that the curricular proposals for Geography subjects in Pedagogy undergraduate courses are a long way from expressing a consensual outline or similar perspectives in the studied universities. Among other points, we outline that important aspects of the distance learning scenario are still to be detailed and planned in the pedagogical projects of these undergraduate courses. We also make evident a relevant diversity in the proposition of subject matter Geography in these courses projects and the prominence in the syllabus of themes and subjects that specifically include topics related to the teaching of Geography instead of investigative aspects and contents pertaining to Geography itself.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Educação a distância
Didáticas específicas
Formação de professores
Geography teaching
Distance education
Specific didactics
Teacher education
Geografia - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ARAÚJO, Sarah Mendonça de. O lugar do ensino de Geografia nos cursos de Pedagogia na modalidade a distância: possibilidades e desafios. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.162
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.162
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13910
Data de defesa: 4-Mar-2013
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