Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Sarah Mendonça de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:26Z-
dc.date.available2013-05-06-
dc.date.available2016-06-22T18:36:26Z-
dc.date.issued2013-03-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Sarah Mendonça de. O lugar do ensino de Geografia nos cursos de Pedagogia na modalidade a distância: possibilidades e desafios. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.162por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13910-
dc.description.abstractFrom an historical point of view, the teaching of Geography has been a field with many transformations and disturbances. For many years, the traditional approach has shaped the teaching of Geography, basing itself on memorization and noncritical contact with reality. Accepting the importance of this subject for preparing students for citizenship and considering the great expansion of distance learning in our country, mainly for teacher education, our research was directed towards identifying how subject matters that explore the teaching of Geography have been proposed in pedagogical projects for Pedagogy majors in public institutions in Brazil, mainly in the southern, southwestern and center-and-western regions of Brazil. This work analyzes documents pertinent to twenty one pedagogical projects permitting to conclude that the curricular proposals for Geography subjects in Pedagogy undergraduate courses are a long way from expressing a consensual outline or similar perspectives in the studied universities. Among other points, we outline that important aspects of the distance learning scenario are still to be detailed and planned in the pedagogical projects of these undergraduate courses. We also make evident a relevant diversity in the proposition of subject matter Geography in these courses projects and the prominence in the syllabus of themes and subjects that specifically include topics related to the teaching of Geography instead of investigative aspects and contents pertaining to Geography itself.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectDidáticas específicaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectSpecific didacticseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.titleO lugar do ensino de Geografia nos cursos de Pedagogia na modalidade a distância: possibilidades e desafiospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721856A2por
dc.contributor.referee1Freitas, Maria Teresa Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772596U5por
dc.contributor.referee2Lastória, Andréa Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797370A9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245680Y9por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO ensino de Geografia, em sua trajetória histórica, constitui-se uma área de muitas inquietações e transformações. Por muitos anos, o ensino dessa disciplina foi marcado pela tendência tradicional de educação baseada na memorização e por uma abordagem não crítica da realidade. Reconhecendo a importância dessa disciplina para a formação dos cidadãos, e considerando a grande expansão dos cursos oferecidos na modalidade a distância no país, sobretudo no âmbito da formação de professores, nossa pesquisa objetivou identificar como as disciplinas voltadas para o ensino de Geografia vêm sendo propostas nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia na modalidade a distância de instituições públicas de ensino superior das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. No presente trabalho realizamos uma análise documental de vinte e um projetos pedagógicos e constatamos que o delineamento curricular da disciplina Geografia nos cursos de Pedagogia a distância está longe de expressar consenso ou uma perspectiva similar nas universidades investigadas. Dentre os apontamentos realizados, destacamos que aspectos importantes da realidade da educação a distância ainda não são devidamente detalhados e planejados nos projetos pedagógicos dos cursos. Também evidenciamos a significativa diversidade de proposição da disciplina Geografia nos projetos e o destaque nas ementas dos temas que abordam questões específicas relacionadas ao ensino de geografia em detrimento dos aspectos investigativos e dos conteúdos próprios da disciplina.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.162-
dc.orcid.putcode81753639-
dc.crossref.doibatchidd4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SarahMendonca.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.