Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13888
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A educação pública na Petit Paris paulista (Ribeirão Preto, 1890/1920) |
Autor(es): | Jayme, Lúcia de Rezende |
Primeiro orientador: | Campos, Raquel Discini de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Henrique de |
Segundo membro da banca: | Cunha, Marcus Vinicius da |
Resumo: | Na tentativa de delinear os contornos da educação pública em Ribeirão Preto nas primeiras décadas republicanas, no período compreendido entre os anos 1890/1920, buscou-se traçar aspectos políticos e o contexto histórico ribeirãopretano para além dos limites municipais, a tecer fios de História nacional e mundial. Além disso, observou-se o entrelaçamento de urdidura no que refere-se aos traços sociais e culturais dos viventes daquela terra, a partir de um cotidiano vivenciado em meio a ideais, acordos políticos, novos tempos e descobertas, gostos e juízos considerados modernos. Procuro-se apresentar, também as escolas custeadas pelo poder público, tendo em conta que, para compreender este inicial sistema educacional, há a necessidade da leitura destas classes ribeirãopretanas enquanto signo e significado da modernização brasileira, urbanização e ruralidade do período, bem como constituintes e consonantes aos propósitos próprios da educação primária e ginasial que pretendia normatizar gostos, sentimentos, valores e conhecimentos de pequenos brasileiros. |
Abstract: | En un intento de delinear los contornos de la educación pública en Ribeirão Preto, en las primeras décadas de la República en el período comprendido entre los años 1890/1920, trató de trazar el contexto histórico y ribeirãopretano aspectos políticos más allá de los límites municipales, tejiendo hilos de la historia nacional y mundo. Además, había entrelazado de la deformación en relación con las características sociales y culturales de la tierra de los vivos de un diario con experiencia en medio de los ideales, los acuerdos políticos, los nuevos tiempos y de los descubrimientos, los gustos y juicios considerados modernos. Trato de la actualidad, las escuelas subvencionadas por los poderes públicos, teniendo en cuenta que, para entender este sistema de educación inicial, hay un ribeirãopretanas necesidad de leer estas clases como un signo y el significado de la modernización de Brasil, la urbanización y ruralidad de la época, así como los componentes propios fines y de acuerdo a la escuela primaria y media que tenía la intención de estandarizar los gustos, sentimientos, valores y conocimientos de los pequeños de Brasil. |
Palavras-chave: | Educação pública Ensino primário Ensino secundário Primeira República Educación pública Educación primaria Educación secundaria Ribeirão Preto (SP) - História - 1890/1920 Educação e estado - Brasil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | JAYME, Lúcia de Rezende. A educação pública na Petit Paris paulista (Ribeirão Preto, 1890/1920). 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.198 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.198 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13888 |
Data de defesa: | 29-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
d.pdf | 5.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.