Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJayme, Lúcia de Rezende-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:23Z-
dc.date.available2012-10-19-
dc.date.available2016-06-22T18:36:23Z-
dc.date.issued2012-03-29-
dc.identifier.citationJAYME, Lúcia de Rezende. A educação pública na Petit Paris paulista (Ribeirão Preto, 1890/1920). 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.198por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13888-
dc.description.abstractEn un intento de delinear los contornos de la educación pública en Ribeirão Preto, en las primeras décadas de la República en el período comprendido entre los años 1890/1920, trató de trazar el contexto histórico y ribeirãopretano aspectos políticos más allá de los límites municipales, tejiendo hilos de la historia nacional y mundo. Además, había entrelazado de la deformación en relación con las características sociales y culturales de la tierra de los vivos de un diario con experiencia en medio de los ideales, los acuerdos políticos, los nuevos tiempos y de los descubrimientos, los gustos y juicios considerados modernos. Trato de la actualidad, las escuelas subvencionadas por los poderes públicos, teniendo en cuenta que, para entender este sistema de educación inicial, hay un ribeirãopretanas necesidad de leer estas clases como un signo y el significado de la modernización de Brasil, la urbanización y ruralidad de la época, así como los componentes propios fines y de acuerdo a la escuela primaria y media que tenía la intención de estandarizar los gustos, sentimientos, valores y conocimientos de los pequeños de Brasil.spa
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação públicapor
dc.subjectEnsino primáriopor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectPrimeira Repúblicapor
dc.subjectEducación públicaspa
dc.subjectEducación primariaspa
dc.subjectEducación secundariaspa
dc.subjectRibeirão Preto (SP) - História - 1890/1920por
dc.subjectEducação e estado - Brasilpor
dc.titleA educação pública na Petit Paris paulista (Ribeirão Preto, 1890/1920)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.contributor.referee2Cunha, Marcus Vinicius da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785769P0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNa tentativa de delinear os contornos da educação pública em Ribeirão Preto nas primeiras décadas republicanas, no período compreendido entre os anos 1890/1920, buscou-se traçar aspectos políticos e o contexto histórico ribeirãopretano para além dos limites municipais, a tecer fios de História nacional e mundial. Além disso, observou-se o entrelaçamento de urdidura no que refere-se aos traços sociais e culturais dos viventes daquela terra, a partir de um cotidiano vivenciado em meio a ideais, acordos políticos, novos tempos e descobertas, gostos e juízos considerados modernos. Procuro-se apresentar, também as escolas custeadas pelo poder público, tendo em conta que, para compreender este inicial sistema educacional, há a necessidade da leitura destas classes ribeirãopretanas enquanto signo e significado da modernização brasileira, urbanização e ruralidade do período, bem como constituintes e consonantes aos propósitos próprios da educação primária e ginasial que pretendia normatizar gostos, sentimentos, valores e conhecimentos de pequenos brasileiros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.198-
dc.orcid.putcode81753507-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf5.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.