Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13879
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Docência universitária em disciplinas a distância em cursos presenciais: um estudo sobre as práticas didático-pedagógicas
Author: Parreira Júnior, Walteno Martins
First Advisor: Malusá, Silvana
First member of the Committee: Rios, Gilma Maria
Second member of the Committee: Oliveira, Guilherme Saramago de
Summary: Esta pesquisa tem como tema a docência universitária, nos cursos de formação de professores que adotam a modalidade semipresencial, analisando-se especificamente a atuação didáticopedagógica de docentes de disciplinas a distância (ou semipresencial) em curso presencial. O objetivo central da pesquisa é refletir sobre os documentos oficiais do Ministério da Educação que embasam os cursos semipresenciais, analisando-se sua real efetividade. Assim, visa compreender, por meio de questionamentos aos docentes que atuam nestes cursos, o olhar sobre a própria prática didático-pedagógica, com ênfase no processo de ensino-aprendizagem, no material instrucional utilizado, na interação professor-aluno e também no processo avaliativo de seus alunos. Utilizando-se a abordagem quali-quantitativa, recorreu-se ao uso de um instrumento de pesquisa composto de três partes: na primeira, qualifica-se o respondente; na segunda, composta de assertivas, o docente avalia a importância do conteúdo programático para sua própria atividade docente; e a terceira trata-se de uma questão aberta. Na segunda parte do instrumento de pesquisa, as declarações apresentadas foram valoradas pela escala Likert, de cinco pontos. Os informantes da pesquisa são docentes de dois cursos de uma instituição de ensino superior de Ituiutaba-MG. Observou-se que os documentos oficiais sobre a EAD no Brasil contribuíram para a expansão e organização desta modalidade de ensino, desde a aprovação da LDB até sua regulamentação; o que compõe um conjunto de regras que permitem as instituições oferecerem cursos qualificados, e, para os órgãos reguladores, representa os instrumentos de aferição da qualidade da oferta. Além disto, a pesquisa identificou que os docentes-respondentes estão utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem, tanto para a interação com os discentes quanto para a organização, a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas, como também para desenvolver as atividades de avaliação. Espera-se que novos estudos sobre a oferta de cursos semipresenciais de graduação sejam feitos para mais conhecimento desta modalidade de ensino, que ainda não completou dez anos e demanda o desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica apropriada.
Abstract: The theme of this research is the university teaching practice, in teacher graduating courses which adopt the semipresential modality, analyzing specifically professors didacticpedagogical performance in distance (or semipresential) disciplines in presential courses. The main objective is to reflect on the official documents of the Education Ministry that support semipresential courses, analyzing its efficacy. Thus, it seeks to understand, by questioning professors who teach in these courses, their own didactic-pedagogical practice, with emphasis on the teaching-learning process, the instructional material used, the teacher-student interaction and the evaluating process of their students. Using the qualitative and quantitative approach, it was applied a survey instrument, consisting of three parts: in the first, the respondent is qualified; in the second, consisting of statements, the professor evaluates the importance of the programmed contents to his own teaching activity; and the third one consists of an open question. In the second part of the survey instrument, the professors declarations were assessed by the five points Likert scale. The research informants are professors in two courses of a university education institution in Ituiutaba, in Minas Gerais State. It was observed that the official documents on distance education, in Brazil, contributed to the expansion and organization of this teaching modality, since the approval of the LDB to its regulations; which comprises a set of rules that allow qualified institutions to offer courses, and, to the regulating bodies, it represents the instruments for measuring the quality of these courses. Furthermore, the research has identified that the respondent professors are using the information and communication technologies (ICTs) in the teaching-learning process not only for interacting with their students, organizing present and develop the contents of their disciplines, but also to develop the evaluating activities. It is hoped that further studies on the offering of semipresential graduating courses are made to know more about this teaching modality, which has not completed ten years and requires the development of an appropriate didactic-pedagogical practice.
Keywords: Docência universitária a distância
Prática didático-pedagógica
Ensino semipresencial
University teaching
Didactic-pedagogical practice
Semipresential teaching
Professores universitários
Ensino a distância
Prática de ensino
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: PARREIRA JÚNIOR, Walteno Martins. Docência universitária em disciplinas a distância em cursos presenciais: um estudo sobre as práticas didático-pedagógicas. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.204
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.204
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13879
Date of defense: 30-Mar-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf20.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.