Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13878
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Hibridação cultural e educação ambiental: memórias de uma comunidade rural de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Cultural hybridization and environmental education: memories of a rural community of Uberlândia
Autor(es): Dias, Inez Reptton
Primeiro orientador: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
Primeiro membro da banca: Cicillini, Graça Aparecida
Segundo membro da banca: Guimarães, Leandro Belinaso
Resumo: O trabalho de pesquisa aqui apresentado investiga como a ideia de meio ambiente pode ligar-se às questões culturais e ao modo como o conhecimento popular sobre plantas do Cerrado pode ser trabalhado em propostas de educação ambiental. Ao considerar a riqueza dos processos de hibridação cultural e sua vinculação a esse conhecimento, buscaram-se as memórias dos conhecedores de plantas, sobre suas tradições e experiências de vida registradas em documentário. Para compreender como os moradores do distrito rural, estudado neste trabalho, percebem a sua própria cultura e a relação estabelecida com o meio ambiente, foi proposto aos alunos de sua escola municipal um registro fotográfico da localidade. As narrativas e imagens produzidas, ao longo da pesquisa, apresentam indicíos de que a cultura dessa comunidade está inserida em um contexto hibridizado, uma vez que tanto os conhecimentos adquiridos pela experiência vivida quanto os recursos científicos caracterizam seu modo de vida. Essa condição pode ser verificada especialmente nos depoimentos dos conhecedores de plantas para o documentário sobre a valorização dos costumes e tradições antigas em paralelo a aceitação da atualidade. A linguagem midiática, representada pelas fotografias e videogravações, permitiu a interação entre os conhecedores de plantas e os alunos na divulgação da relação histórico-cultural estabelecida por essa comunidade com o meio ambiente.
Abstract: This research paper deals with the idea of how environment can be associated to cultural issues, and the way popular knowledge on Cerrado plants can be worked on environmental education proposals. Considering the wealth of cultural hybridization processes, and their linking with that knowledge, memories of a rural community regarding its members‟ traditions and life experience were sought and registered in a documentary. To understand how the inhabitants of that community get to know their own culture and their relationship with the environment, the students of its municipal school were proposed to make a photographic record of the local. The narratives and pictures produced throughout the research show that the community culture is inserted in a hybridized context, once both the knowledge acquired by the inhabitants‟ life experience and the scientific resources characterize their way of life. This condition can be verified especially by the testimony of the plant experts for the documentary about the recovery of ancient customs and traditions in parallel with acceptance of modernity. Valuing the media language presented by the pictures and videos has allowed an interaction between the pants experts and the students at the divulgation of the cultural-historic relation established by the community with the environment.
Palavras-chave: Educação ambiental
Conhecimento popular
Artefatos midiáticos
Environmental education
Popular knowledge
Media artifacts
Educação ambiental Uberlândia (MG)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: DIAS, Inez Reptton. Cultural hybridization and environmental education: memories of a rural community of Uberlândia. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.106
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.106
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13878
Data de defesa: 28-Fev-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.