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dc.creatorDias, Inez Reptton-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:21Z-
dc.date.available2012-09-04-
dc.date.available2016-06-22T18:36:21Z-
dc.date.issued2012-02-28-
dc.identifier.citationDIAS, Inez Reptton. Cultural hybridization and environmental education: memories of a rural community of Uberlândia. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.106por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13878-
dc.description.abstractThis research paper deals with the idea of how environment can be associated to cultural issues, and the way popular knowledge on Cerrado plants can be worked on environmental education proposals. Considering the wealth of cultural hybridization processes, and their linking with that knowledge, memories of a rural community regarding its members‟ traditions and life experience were sought and registered in a documentary. To understand how the inhabitants of that community get to know their own culture and their relationship with the environment, the students of its municipal school were proposed to make a photographic record of the local. The narratives and pictures produced throughout the research show that the community culture is inserted in a hybridized context, once both the knowledge acquired by the inhabitants‟ life experience and the scientific resources characterize their way of life. This condition can be verified especially by the testimony of the plant experts for the documentary about the recovery of ancient customs and traditions in parallel with acceptance of modernity. Valuing the media language presented by the pictures and videos has allowed an interaction between the pants experts and the students at the divulgation of the cultural-historic relation established by the community with the environment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConhecimento popularpor
dc.subjectArtefatos midiáticospor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPopular knowledgeeng
dc.subjectMedia artifactseng
dc.subjectEducação ambiental Uberlândia (MG)por
dc.titleHibridação cultural e educação ambiental: memórias de uma comunidade rural de Uberlândiapor
dc.title.alternativeCultural hybridization and environmental education: memories of a rural community of Uberlândiaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guido, Lúcia de Fátima Estevinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4por
dc.contributor.referee1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4por
dc.contributor.referee2Guimarães, Leandro Belinaso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700450Y8por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa aqui apresentado investiga como a ideia de meio ambiente pode ligar-se às questões culturais e ao modo como o conhecimento popular sobre plantas do Cerrado pode ser trabalhado em propostas de educação ambiental. Ao considerar a riqueza dos processos de hibridação cultural e sua vinculação a esse conhecimento, buscaram-se as memórias dos conhecedores de plantas, sobre suas tradições e experiências de vida registradas em documentário. Para compreender como os moradores do distrito rural, estudado neste trabalho, percebem a sua própria cultura e a relação estabelecida com o meio ambiente, foi proposto aos alunos de sua escola municipal um registro fotográfico da localidade. As narrativas e imagens produzidas, ao longo da pesquisa, apresentam indicíos de que a cultura dessa comunidade está inserida em um contexto hibridizado, uma vez que tanto os conhecimentos adquiridos pela experiência vivida quanto os recursos científicos caracterizam seu modo de vida. Essa condição pode ser verificada especialmente nos depoimentos dos conhecedores de plantas para o documentário sobre a valorização dos costumes e tradições antigas em paralelo a aceitação da atualidade. A linguagem midiática, representada pelas fotografias e videogravações, permitiu a interação entre os conhecedores de plantas e os alunos na divulgação da relação histórico-cultural estabelecida por essa comunidade com o meio ambiente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.106-
dc.orcid.putcode81753589-
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
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